Descubra qual foi o episódio perdido de 'Chaves', seriado mexicano Criado por Roberto Gómez Bolaños, que foi encontrado e quase ninguém assistiu
Izabela Queiroz Publicado em 25/03/2025, às 15h39 - Atualizado em 26/03/2025, às 11h42
Em 1971, "El Chavo del Ocho", conhecido no Brasil pelo título "Chaves", foi ao ar pela primeira vez na televisão mexicana. A trama acompanha Chaves, um garoto órfão que gosta de se esconder em um barril na vila do Seu Barriga, onde também moram seus amigos, Quico e Chiquinha, além de Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde, mais conhecida como a Bruxa do 71 — adultos com quem o personagem tem diversos embates devido às confusões em que se mete.
Criado por Roberto Gómez Bolaños, o seriado foi disponibilizado em diversos outros territórios, sendo exibido no Brasil pela primeira vez em 1984 pela emissora SBT, a qual trouxe episódios do título a sua programação durante 36 anos, tornando o título um grande fenômeno nacional ao torná-lo parte dos momentos de lazer e entretenimentos de brasileiros por décadas.
Com 312 episódios exibidos, segundo o portal Tecmundo, a série tem 273 capítulos ainda distribuídos pela Televisa, mas 39 deles são considerados "perdidos" — um desses, inclusive, foi descoberto pelos fãs em 4 de fevereiro deste ano: 'Seu Madruga Fotógrafo', trama que foi ao ar em meados de 1974 no México, conforme repercutido pelo portal Aventuras na História.
O episódio acompanha Seu Madruga (Ramón Valdés) em uma nova tentativa de ganhar dinheiro: trabalhando como fotógrafo. No entanto, Chaves (Roberto Gómez Bolaños) acaba o atrapalhando, já que derruba o equipamento de fotografia do pai de Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) por diversas vezes.
Na trama, há a participação especial de Malicha, personagem vivida pela atriz Maria Luisa Alcalá que foi inserida na série por um curto período para substituir Chiquinha, visto que, a atriz que vive a melhor amiga de Chaves, Maria Antonieta de las Nieves, se ausentou das gravações temporariamente durante a gravidez. A aparição de Malicha tem grande relevância, pois, até então, os fãs só conheciam três episódios em que a personagem surge ao lado dos protagonistas.
Vale destacar ainda que a sinopse não é desconhecida pelos fãs assíduos da produção, afinal, uma versão diferente desse episódio foi ao ar em 1977.
A edição de 1974 de 'Seu Madruga Fotógrafo' foi descoberta pelo pesquisador Shambler Casper, quem já encontrou outros episódios perdidos de Chaves e também de Chapolin Colorado, segundo O Liberal, em uma gravação feita em 1982 pela família de Juan Felipe Gómez, de Bucaramanga, na Colômbia.
O episódio perdido foi digitalizado com ajuda de Leonardo Ramírez e havia sido disponibilizado no canal do YouTube Fórum Chaves, o fã-clube oficial da série no Brasil, no entanto, o conteúdo foi removido da web por infringir os direitos de autorais da Televisa, a emissora responsável por disponibilizar o seriado originalmente entre 1973 e 1979 no México.
Calendário de lançamentos da Disney de 2025 é divulgado
Hayao Miyazaki e artes IA: o que o criador do Studio Ghibli acha sobre o tema?
Mino, do WINNER, admitiu violação em serviço militar, afirma polícia
Kim Soo Hyun abre processo milionário contra família de Kim Sae Ron
A fanfic do BTS que inspirou uma nova trilogia de livros
Por que investigação de fã que tentou beijar Jin, do BTS, foi suspensa?