Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Kim Soo Hyun

Tudo o que disse Kim Soo Hyun em coletiva de impresa sobre controvérsias

Confira a declaração completa do ator Kim Soo Hyun em recente coletiva de imprensa sobre as controvérsias de seu relacionamento com Kim Sae Ron

Redação Publicado em 31/03/2025, às 12h52 - Atualizado em 01/04/2025, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Soo Hyun em coletiva de imprensa - Han Myung-Gu/WireImage/Getty Images
Kim Soo Hyun em coletiva de imprensa - Han Myung-Gu/WireImage/Getty Images

Nesta segunda-feira, 31, o ator Kim Soo Hyun, protagonista do dorama “Rainha das Lágrimas”, realizou uma coletiva de imprensa na Coreia do Sul para falar sobre a recente polêmica relacionada ao seu antigo relacionamento com a atriz Kim Sae Ron, que faleceu em fevereiro deste ano aos 24 anos.

Durante seu pronunciamento, o ator pediu perdão pela controvérsia, dizendo que seu coração se parte ao “saber que o falecido [Kim Sae Ron] não pode descansar em paz”, além de se defender das recentes acusações, afirmando novamente que só namorou a atriz pelo período de um ano quando a mesma já era maior de idade, e negar a veracidade das recentes imagens divulgadas onde mostram uma suposta conversa entre os atores por meio do aplicativo de mensagens KakaoTalk.

Confira a tradução completa da declaração de Kim Soo Hyun durante a coletiva de imprensa:

“Olá, aqui é Kim Soo Hyun.

Primeiro, peço desculpas.

Parece que muitas pessoas estão sofrendo por minha causa, e parte meu coração saber que a falecida não pode descansar em paz.

Eu me considero um covarde. Eu sempre pareci preocupado em proteger o que eu tinha. Eu não conseguia nem confiar na gentileza demonstrada para mim, e eu sempre tive medo de perder algo, de ser machucado, então eu estava ocupado fugindo e negando as coisas. É por isso que demorei tanto para aparecer aqui. Eu estive pensando, e se eu tivesse contado tudo desde o começo? Se eu tivesse contado, os fãs que me amavam, a equipe da empresa que trabalhou incansavelmente para fazer até mesmo esta coletiva de imprensa acontecer, não teriam sofrido muito menos?

Toda vez que minha vida privada com a falecida era exposta, eu ficava pensando: ‘Vamos contar tudo amanhã. Vamos falar pessoalmente e acabar com essa situação infernal’. Mas toda vez, eu hesitava. Que impacto minha decisão teria sobre aqueles ao meu redor? E se a decisão fizer tudo dar errado para mim e para todos os outros?

Foi o mesmo quando a falecida postou uma foto nossa juntos durante a exibição de ‘Rainha das Lágrimas’. Cinco anos atrás — e quatro anos antes de ‘Rainha das Lágrimas’ ir ao ar — a falecida e eu namoramos por cerca de um ano. Mas, naquela época, eu neguei os rumores de namoro. Acho que é natural me criticar por essa escolha. Eu entendo se vocês não conseguirem acreditar no que estou dizendo agora sobre o que aconteceu entre a falecida e eu. Mas como esta é a única chance que tenho de falar assim aqui, eu ficaria muito grato se vocês ouvissem minha história uma vez.

Eu me tornei um ator e recebi uma quantidade avassaladora de amor. Originalmente, eu não era alguém que tinha muito, mas me tornei alguém com muito a proteger. Mesmo quando ‘Rainha das Lágrimas’ estava no ar, havia tantas coisas que eu tinha que proteger como ator principal. Naquela época, se eu admitisse um relacionamento com alguém com quem namorei anos atrás, o que aconteceria? O que aconteceria com os atores com quem eu estava trabalhando, toda a equipe que ficava acordada a noite toda no set, a produtora que estava colocando tudo em risco por este projeto e a equipe da nossa empresa?

Sempre que as escolhas de ‘humano Kim Soo Hyun’ e ‘estrela Kim Soo Hyun’ divergiam, acho que sempre fiz escolhas como ‘estrela Kim Soo Hyun’. Então, eu realmente tinha medo todos os dias. Eu tinha medo do que aconteceria se tudo que eu escolhi proteger porque eu era ‘estrela Kim Soo Hyun’ voltasse para mim como veneno. Eu tinha medo de tudo. Mas, mesmo se eu pudesse voltar para quando ‘Rainha das Lágrimas’ estava no ar, eu faria essa escolha novamente.

Não importa o quanto eu pense sobre isso, não acho que posso tomar essa decisão como eu quiser só para me sentir confortável. Eu pensei que essa era a responsabilidade que alguém que escolheu a vida de Kim Soo Hyun tem que suportar. Eu aceitarei qualquer crítica se você chamar essa escolha de covarde ou egoísta. E peço desculpas a todos que se importaram comigo.

Mesmo neste momento, tenho muitas preocupações. E estou ansioso. Que tipo de consequências minhas palavras terão desta vez? Mas como sou esse tipo de pessoa, pensei que tinha que falar no final. Também houve pessoas que me deram este conselho: ‘Vamos resolver isso suavemente. Para administrar o risco, você deve pelo menos primeiro mostrar que está aceitando as coisas até certo ponto. Então você desaparecerá do interesse das pessoas e poderá se preparar para um retorno mais tarde’. Se eu tivesse ouvido essas palavras, talvez minha vida privada com a falecida não tivesse sido exposta a esse ponto.

Eu não teria que receber ameaças todos os dias sobre quais fotos eles iriam postar amanhã, o que eles iriam expor. E eu não teria sido humilhado por ter fotos da minha vida privada vazadas. Mas eu não poderia fazer isso. Eu não poderia aceitar ser ameaçado e forçado a admitir que mentiras eram a verdade.

Vou falar sobre a parte que mais lhe interessa. Eu não namorei a falecida quando ela era menor de idade. E também não é verdade que a falecida fez uma escolha trágica porque eu me afastei ou porque minha agência a pressionou sobre sua dívida. Além do fato de que éramos ambos atores, éramos apenas amantes comuns como todo mundo. Nós nos conhecemos com bons sentimentos um pelo outro e, com o passar do tempo, terminamos. Depois disso, raramente nos contatamos. Como a maioria dos casais, éramos cautelosos em nos contatar separadamente após o término. Nós dois éramos atores conhecidos por muitas pessoas e, quando ela estava na mesma agência que eu, eu sabia até certo ponto como ela estava, então foi ainda mais.

É por isso que não consegui contatá-la facilmente, mesmo quando ela sofreu um acidente de carro por dirigir embriagada. Ouvi no canal do YouTube que representa a família da falecida que o CEO de sua agência final disse que ela estava passando por momentos difíceis por minha causa na época do incidente de dirigir embriagada. Mas sei que ela estava namorando outra pessoa naquela época. Naquela situação, fui cauteloso em contatá-la. Já estávamos vivendo nossas próprias vidas e eu não sabia o que dizer. Minhas palavras podem soar como desculpas. Eu também queria apenas ficar quieto, não importa o que o mundo dissesse.

Eu sempre recebo muitos mal-entendidos, assim como recebo amor excessivo. Coisas que não são verdadeiras também circulam como se fossem verdadeiras. Eu pensei que isso também era algo que eu tinha que suportar. Mas a família da falecida está alegando que eu a levei à morte porque eu era seu ex-namorado. Eles estão me forçando a confessar coisas que eu não fiz. ‘Você manipulou a falecida desde que ela era menor de idade. Você pressionou a falecida com dinheiro e a matou. Então você é um assassino’.

Primeiro, por favor, ouçam este áudio. Depois que a família expôs meu relacionamento com a falecida, o canal do YouTube que transmite a posição da família divulgou o depoimento do CEO da agência final da falecida. Em uma ligação recém-gravada após a exposição, essa pessoa disse que nossa agência pressionou a falecida sobre suas dívidas enviando um segundo certificado de conteúdo sobre o relacionamento de dívida com a falecida. Mas em uma ligação com o CEO da minha agência há um ano, ela disse algo completamente diferente. Por favor, ouçam uma vez.

Fiquei sabendo disso por meio dessa controvérsia, mas essa é a verdade sobre o segundo certificado de conteúdo. Mas não sei por que o CEO da agência final da falecida está mentindo, dizendo algo completamente diferente da ligação de um ano atrás. Admito qualquer coisa que fiz de errado. Acho que é preciso assumir a responsabilidade por qualquer coisa pela qual tenho que assumir a responsabilidade. Mas não posso dizer que fiz algo que não fiz. Os depoimentos em áudio que a família alega foram gravados recentemente, depois que o incidente foi exposto.

O mesmo vale para o conteúdo do KakaoTalk que a família divulgou inicialmente. Há muitos fatos incorretos neste KakaoTalk para dizer que a falecida o escreveu. A foto que foi dita ser de 2016 era, na verdade, de 2019. Além disso, a falecida não poderia estar errada sobre a diferença de idade entre nós. Além disso, ela não poderia estar errada sobre o nome da agência da qual fez parte por quatro anos e o período do contrato. E a falecida só trabalhou como atriz em nossa empresa. Ela nunca fez nenhum casting ou direção visual.

Por meio de uma recente coletiva de imprensa, a família também divulgou conteúdo de conversas do KakaoTalk que eu supostamente troquei com a falecida. E esse canal do YouTube está me enquadrando como pedófilo e aliciador de menores usando as declarações nas conversas do KakaoTalk de 2016 como evidência. No entanto, a pessoa que está falando com a falecida na conversa do KakaoTalk de 2016 e na conversa do KakaoTalk de 2018 são pessoas diferentes.

Para provar esse fato, enviei as conversas do KakaoTalk de 2016 e 2018, que a família enviou, e as conversas que compartilhei com meus conhecidos este ano para uma agência de verificação que analisa declarações cientificamente. Como resultado, a agência concluiu que as pessoas em 2016 e 2018 não são a mesma pessoa, como você pode ver.

A coisa mais dolorosa desde que a exposição da família começou foi isso. Quando minha agência e eu divulgamos nossa posição sobre as evidências da família, um testemunho recém-gravado é divulgado de repente. Fotos e vídeos que mudam sutilmente o momento do incidente e imagens editadas do KakaoTalk que não são as originais são apresentadas como evidências. Testemunhos falsos e evidências falsas continuam sob o pretexto de que eu namorei a falecida.

Aceitarei qualquer crítica pelas escolhas que fiz. Mas isso não significa que tudo o que não é verdade se torna verdade. Assim como tomei procedimentos de verificação para o KakaoTalk, tomarei procedimentos para verificar minuciosamente tudo o que a família está apresentando como evidência por meio de agências investigativas. Se a evidência que a família tem for realmente verdadeira, solicito que eles enviem todos os dados para a agência investigativa e sejam verificados por meio de procedimentos legais.

Mesmo neste momento, tenho pessoas que estão apenas olhando para mim e pelas quais tenho que assumir a responsabilidade. Estou vendo essas pessoas sofrendo e entrando em colapso todos os dias. Tenho medo do que será exposto e distorcido novamente hoje para me enquadrar como um assassino. Não sei que tipo de evidência falsa e testemunhos falsos me difamarão e assediarão as pessoas ao meu redor depois que esta coletiva de imprensa terminar.

Mas se eu disser que mentiras são a verdade porque não consigo superar a coerção, trairei não apenas Kim Soo Hyun como ser humano, mas também todos que deram confiança e amor a Kim Soo Hyun, a estrela. Darei a eles uma dor que durará a vida inteira. Mesmo que eu seja Kim Soo Hyun que vive usando uma máscara como uma celebridade, não posso fazer isso. O que eu fiz, eu fiz. Posso aceitar todas as críticas por isso. Mas não farei o que não fiz. Para todas as pessoas que ainda acreditam em mim, quero revelar isso. Não vou pedir que acreditem em mim. Definitivamente vou provar isso”.

Momentos após a coletiva, Kim Jong Bok, representante legal de Kim Soo Hyun, também declarou que o ator e sua agência, a GOLDMEDALIST, registraram “queixas criminais e ações civis contra as partes envolvidas para esclarecer os fatos”. Entre os processados, estão a família da atriz, um indivíduo não identificado que alegou ser tia de Kim Sae Ron, e os responsáveis pelo canal no YouTube HoverLab Inc.

Confira a coletiva na íntegra: