Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki e artes IA: o que o criador do Studio Ghibli acha sobre o tema?

Veja qual é a opinião de Hayao Miyazaki, fundador do Studio Ghibli, sobre artes criadas por meio de Inteligência Artificial

por Daniela Bazi

Publicado em 31/03/2025, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hayao Miyazaki e imagem gerada por IA do BTS - Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução/ChatGPT
Hayao Miyazaki e imagem gerada por IA do BTS - Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução/ChatGPT

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por imagens feitas por Inteligência Artificial recriando fotos com base no estilo de animação do Studio Ghibli, renomado estúdio japonês responsável por produções como “A Viagem de Chihiro” (2001), “O Menino e a Garça” (2023), “O Meu Amigo Totoro” (1988) e muito mais.

Com a popularização da prática, além de recriar fotos pessoais no formato animado, muitos internautas também aproveitaram a oportunidade de recriar imagens de seus artistas favoritos, ou até mesmo a de alguns memes famosos. Confira!

Além de viralizar na web, a situação também gerou um grande questionamento nos fãs: afinal, o que Hayao Miyazaki, fundador do Studio Ghibli, pensa sobre a prática?

O que Hayao Miyazaki pensa sobre as fotos no estilo Studio Ghibli?

Até o momento, tanto Miyazaki quanto o Studio Ghibli ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. No entanto, uma fala de Hayao, dita em 2016, sobre a utilização do ChatGPT pode nos dar uma ideia de seu posicionamento.

Durante o documentário "Never-Ending Man: Hayao Miyazaki", produzida pela NHK, o cineasta é apresentado a uma animação feita por Inteligência Artificial onde é possível ver uma figura semelhante a um zumbi fazendo movimentos grotescos, e expressa aversão ao uso de IA na criação artística.

“Estou absolutamente incomodado. Se vocês realmente querem criar coisas repulsivas, podem continuar. Mas eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida.", disse Hayao Miyazaki sobre a imagem gerada por IA.

Além disso, na produção, Miyazaki ainda diz que esse tipo de tecnologia é uma demonstração de que os humanos "estão perdendo a fé em si mesmos", e que o faz sentir como se estivesse "perto do fim dos tempos".