Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / As Crônicas de Nárnia

Qual é o verdadeiro final de 'As Crônicas de Nárnia' que não aparece nos filmes?

Descubra o que acontece no último livro de 'As Crônicas de Nárnia' e qual é o encerramento que nunca foi apresentado na franquia cinematográfica

por Izabela Queiroz

Publicado em 11/12/2024, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney

Estreando em 2005 nos cinemas, "As Crônicas de Nárnia" surgiu como uma adaptação das obras homônimas do autor irlandês C.S. Lewis, quem lançou o primeiro de sete livros em 1950.

No primeiro filme, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", são apresentados Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandar Keynes), Susana (Anna Popplewell) e Pedro (William Moseley), que, após entrarem em um guarda-roupa mágico, são levados para Nárnia e embarcam em uma jornada guiados pelo leão Aslan (voz de Liam Neeson), para ajudar o local a se livrar do comando da Feiticeira Branca (Tilda Swinton), quem colocou Nárnia em um inverno eterno.

A trama ganhou duas sequências também produzidas pela Disney, "Príncipe Caspian" (2008) e "A Viagem do Peregrino da Alvorada" (2010), e poderia ter recebido mais, já que os quatro últimos livros da saga não foram adaptados devido à baixa performance em bilheteria do segundo e terceiro filme.

Dessa forma, os fãs dos títulos cinematográficos nunca puderam acompanhar o final verdadeiro da trama, o qual é revelado na sétima obra.

O verdadeiro final de 'As Crônicas de Nárnia'

No entanto, aqueles que leram o último título, "A Última Batalha" puderam descobrir que a narrativa é encerrada com Aslan chegando a conclusão de que não há como salvar Nárnia, e que o melhor a se fazer é começar de novo.

Para isso, ele realiza uma reunião com os moradores locais para que possa ser definido quem serão os escolhidos para seguir com ele para o lugar melhor, apelidado de País de Aslam. Isso porque, todos os que se opuseram a ele ou aqueles que desistiram no meio do caminho, perderam a magia que os dominava e se tornaram animais comuns. Já Nárnia, acabou sendo destruída pela água.

No fim, o portal para Nárnia é fechado por Pedro e Aslan, e os que o seguiram chegam no local que não poderá ser corrompido nunca mais. Acontece que o lugar funciona como um pós-vida, já que é revelado que Pedro, Edmundo e Lúcia, ao lado de seus pais e outros amigos de Nárnia, estão mortos, e perderam a vida após um acidente de trem.

Vale lembrar que Lewis era cristão, e muitos dos detalhes finais servem como alegorias a eventos encontrados na bíblia, como o que aconteceu em Sodoma e Gomorra, a Arca de Noé e o Apocalipse, em que o mundo acaba sendo reiniciado após grandes problemas com a humanidade.

Série de "As Crônicas de Nárnia"?

Ainda que o fim não tenha sido apresentado nas telonas, há a chance de ser retratado nas telinhas. Isso porque, a Netflix será responsável por distribuir uma série de "As Crônicas de Nárnia" que contará com a direção de Greta Gerwig (Barbie). As gravações devem ser iniciadas em junho de 2025.