Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mufasa: O Rei Leão

Mufasa: O Rei Leão: Como Taka virou Scar?

Descubra como o irmão de Mufasa, Taka, de "Mufasa: O Rei Leão", acabou se tornando o temível vilão apresentado em "O Rei Leão"

por Izabela Queiroz

Publicado em 18/12/2024, às 16h04 - Atualizado em 23/12/2024, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taka/Scar em pôster de "Mufasa: O Rei Leão" e cena de "O Rei Leão" - Reprodução/Disney
Taka/Scar em pôster de "Mufasa: O Rei Leão" e cena de "O Rei Leão" - Reprodução/Disney

Filme do selo Disney, "Mufasa: O Rei Leão" está mais próximo do que nunca da estreia! O título, que é um prelúdio da animação e do live-action "O Rei Leão", lançados em 1994 e 2019, respectivamente, acompanha o pai de Simba ainda na infância, mostrando como ele ascendeu a posição de rei da savana e a relação que desenvolveu com Taka — personagem que no futuro, ao adquirir uma cicatriz no rosto, adotou um novo nome: Scar (palavra em inglês que significa cicatriz)!

Mais que uma nova maneira de ser reconhecido, Scar surge para marcar a transformação total da personalidade do leão na versão vilanesca apresentada na trama original.

Como Taka virou Scar?

[Cuidado! Possíveis spoilers de "Mufasa: O Rei Leão" abaixo]

A história de Taka é desenvolvida com a chegada de Mufasa. Isso porque "Taka é o herdeiro de uma linhagem real, com um futuro promissor e responsabilidades que moldam sua visão de mundo. No entanto, a história começa a mudar quando ele resgata Mufasa, um jovem leão órfão, em meio a uma enchente devastadora. O gesto altruísta inicia um vínculo de amizade e fraternidade entre os dois, mas também planta as sementes de sentimentos conflitantes", como diz a sinopse do filme.

Assim, os sinais de que a relação da dupla seria estremecida tem duas versões, a do filme e a do livro "A Tale of Two Brothers", de Alex Simmons, onde as origens para a mudança de nome e adesão total a outra face de Taka são diferentes uma da outra.

No livro

Nas páginas, o autor expõem em palavras que o leão ainda era um filhote quando seu pai, Ahadi, decidiu mudar quem seria o herdeiro do trono ao escolher Mufasa para tal função.

Como resultado, Taka, que já se sentia distante de Ahadi devido aos deveres de rei que ele tinha, começou a nutrir uma grande mágoa dentro de si ao sentir que havia sido ignorado e invalidado pelo próprio pai, além de ter a certeza de que seu destino havia sido tomado por Simba.

Com os sentimentos, surgiram também ações questionáveis da parte de Taka. Isso porque, certa vez, Mufasa e Taka foram caçar sozinhos após Ahadi deixá-los para resolver problemas que surgiram com os habitantes locais, intensificando o que Taka sentia, afinal, mais uma vez ele achou que foi rejeitado pelo pai e colocado em segundo plano.

Para mudar a forma que era visto por Ahadi e voltar a ser a prioridade para assumir o controle da Savana, Taka decidiu que precisaria estragar a reputação de Mufasa. Como? Fazendo o irmão irritar um dos animais cuja natureza não se relaciona bem com os leões.

Acontece que Taka se uniu as hienas para levar Mufasa até uma fonte de água monopolizada pelo búfalo Boma, fazendo Mufasa irritar o animal para que uma perseguição fosse iniciada. O plano funciona, mas Taka não sai ileso, já que, ao ser atingido pela manada de búfalos, acaba ganhando a cicatriz que atravessa um de seus olhos.

Cena da animação 'O Rei Leão' (1994)
Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Disney

Em meio ao acidente, chega Ahadi, quem acaba apaziguando a situação e levando Taka para que recebesse o tratamento adequado a fim de que ele pudesse se recuperar do ferimento rapidamente.

No entanto, ao recobrar a saúde, Taka decide contar que foi ele quem causou toda a situação, explicando também o motivo para isso: vingança, afinal, ele não aceitava a ideia de que o pai havia quebrado a promessa que tinha feito a ele muito antes da chegada de Simba. 

Com a revelação, Taka é repreendido por Ahadi, e apesar de acatar o que lhe é dito, ele faz um pedido, que daquele momento em diante, ele fosse chamado de Scar.

No live-action

Já na trama em que os leões surgem por CGI é diferente. Isso porque, uma enchente faz com que Mufasa seja levado para longe de seus pais. Após tanto boiar, ele já não sabe onde está quando acaba tendo a vida salva por Taka — o leão a quem era prometido ser o novo rei — e sua mãe, Eshe, ao ser encontrado prestes a ser devorado por uma dupla de jacarés.

Mesmo com a tradição da alcateia em que viviam onde não era permitido que leões separados de suas alcateias se juntassem a eles, Taka, que sempre quis ter um irmão, convence a mãe de deixar Mufasa ficar — mas não tem o mesmo sucesso com o pai, Obasi, que só deixa Mufasa permanecer com o bando com a condição de que ele viva junto às fêmeas.

Assim, Mufasa foi criado por Eshe, e ele e Taka cresceram unidos como irmãos, por mais que o Rei sempre reforçasse que Taka não devia confiar em um desgarrado como Mufasa.

Já maiores, enquanto sentia a pressão crescendo para assumir o trono, Taka começou a perceber o quão próxima era a relação de Mufasa com a sua mãe, despertando um certo ciúmes do que tinham ao ver Eshe discursando sobre como as habilidades de Mufasa eram únicas, o que o levou a seguir a dupla enquanto ela ensinava técnicas de caça a Mufasa.

No percurso, eles foram surpreendidos por um bando de leões brancos conhecidos como Forasteiros, formados por leões expulsos de suas alcateias devido à cor da pelagem que tinham, os quais eram guiados por Kiros, quem queria ser dono de tudo o que o sol tocava e vinha acabando com bandos de leões que encontrava pelo Vale dos Reis em troca de vingança.

Ao terem os caminhos cruzados, o bando ataca a Eshe e Mufasa. Taka, que estava pouco atrás dos dois, poderia ajudá-los, mas com medo, acabou fugindo. Como resultado, Mufasa lutou sozinho e defendeu a vida de Eshe, ainda que para isso tenha matado o filho de Kiros.

Ao voltar para casa, Eshe contou ao rei o que havia acontecido, estimulando pela primeira vez respeito e admiração por Mufasa pela parte de Obasi — o contrário aconteceu com Taka, que se sentiu culpado por abandonar os dois, e ainda teve que encobrir o que havia acontecido dos demais do bando de leões para que sua posição no reino não fosse ameaçada.

No entanto, os Forasteiros buscavam vingança pelo herdeiro morto, e iriam encontrar o bando de
Obasi em pouco tempo. A fim de manter a linhagem viva, o Rei decide que o melhor é que o bando fique e se sacrifique para que Taka vá embora e busque um novo lar para governar, ordenando que Mufasa fosse com ele, e fazendo um pedido especial ao futuro pai de Simba: que ele permanecesse leal e protegesse Taka sempre.

Sabendo que perderia os pais, Taka e Mufasa partem em direção a Milele, o lugar além do horizonte que a mãe biológica de Mufasa contava que existia em perfeita harmonia com a natureza. No caminho, eles são encontrados pelo bando de Kiros, e Taka salva mais uma vez a vida de Mufasa ao fazer os dois pularem do alto de um penhasco em direção à água ao serem acoados pelo bando. Sãos e salvos, eles seguem viagem e conhecem a leoa Sarabi e seu pássaro, além do macaco sábio Rafilki.

Por mais que tivessem desafios, tudo corria bem e eles estavam conseguindo seguir viagem, mas a situação mudou quando Taka revelou estar apaixonado por Sarabi, sem saber que Mufasa também nutria sentimentos pela leoa. Ainda que Mufasa tenha tentado deixar o irmão conquistar Sarabi lhe dando conselhos e concedendo a ele créditos falsos ao salvar a leoa da morte em um novo ataque do bando de Kiros, ela percebe que o autor de tudo foi Mufasa, o que a leva a dizer que sente algo pelo leão, fazendo Mufasa também confessar seus sentimentos por ela, sem saber que Taka assistia tudo.

Taka se sente traído ao vê-los iniciar um romance, afinal o irmão sabia o que ele sentia por Sarabi. Mais que isso, ele agora acusava Mufasa de roubar a vida que lhe pertencia, visto que na sua visão, Mufasa, que só estava vivo por que ele o ajudou, fez com que ele perdesse tudo o que tinha: os pais, um possível amor e o lar em que cresceu.

Com raiva, ele toma uma decisão por impulso, e decide ajudar o bando de Kiros, entregando Mufasa, a fim de ter a sua vingança. Assim, quando finalmente chegam a Milele, a paz dos vastos e floridos campos repleto de animais é perturbada com a revelação de que Taka teria entregado o irmão, a qual é acompanhada da chegada de Kiros, que estava pronto para iniciar uma batalha contra os leões que ali estavam para acabar com a vida de Mufasa.

Lidando com a situação inesperada, Mufasa então faz um discurso instigando a união dos animais para manter Milele e acabar com a destruição que Kiros vinha causando por onde passava. Ainda que tenha enfrentado resistência no começo, Mufasa os convence e os bichos juntos conseguem eliminar todos os leões, com exceção de Kiros, que parte para uma briga corpo a corpo com Mufasa.

A disputa é longa, e poderia ter acabado com um golpe de Kiros contra Mufasa, mas Taka, que observava o conflito de longe, se arrepende do que está causando ao irmão ao lembrar de tudo o que viveram juntos, e mais uma vez salva a vida de Mufasa ao entrar na frente do golpe, ganhando a cicatriz no olho que marcará aquele momento em sua pele para o resto da vida.

Os irmãos então lutam juntos conta Kiros, e a disputa termina com Mufasa conseguindo eliminar o vilão e se tornando o Rei de Milele. Quanto a Taka, mesmo pedindo o perdão do irmão, ganha apenas o direito de permanecer naquela terra enquanto Mufasa vivesse, perdendo inclusive o direito de ser chamado de Taka pelo irmão de criação.

Dessa forma, ao perceber que não poderia ser mais reconhecido pelo nome que sempre teve, Taka então pede que o chamem de Scar, para nunca esquecer da cicatriz que ganhou para defender Mufasa, e então, passa a viver em exílio em um dos cantos de Milele.

Leia também: 'Mufasa: O Rei Leão': 5 coisas para saber sobre o live-action da Disney