A referência a filme de terror em Toy Story que você não percebeu
Descubra qual é o clássico filme de terror que ganhou referência em "Toy Story" (1995) e diversas alusões em outros filmes da franquia da Pixar

Filme infantil de comédia, “Toy Story” foi lançado em 1995 como o primeiro longa-metragem da Pixar — fazendo história também dentre aqueles que deixaram a antiga técnica de desenhos feitos a mão de lado, visto que se tornou a primeira animação de longa-duração feita inteiramente por computador.
Por meio de gráficos 3D, a trama apresenta as aventuras de bonecos que ganham vida quando os humanos não estão por perto ao apresentar os brinquedos de Andy, os quais se agitam com a chegada de um novo companheiro para as brincadeiras do garoto: Buzz Lightyear, boneco que entrará em problemas ao lado do caubói Woody enquanto aceita a ideia de que é um brinquedo e não um patrulheiro espacial de verdade.
Apesar da história ser lançada com foco no público mais jovem, a trama traz alguns elementos que agradam também o público adulto, já que há referências que só os mais velhos podem entender, como as alusões a um clássico filme de terror incluídas sutilmente em momentos da 1h20 de duração da trama.
Qual é a referência a filme de terror em Toy Story?
Não recomendado para menores de 14 anos, “Toy Story” traz alguns easter-eggs relacionados a “O Iluminado”, longa-metragem lançado em 1980 por Stanley Kubrick como uma adaptação da obra homônima que surgiu nas páginas pela criatividade do autor Stephen King.
A história segue o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson), que durante o inverno se torna caseiro de um hotel isolado junto de sua família a fim de que possa curar seu bloqueio criativo para escrever. O problema? Jack começa a perder a sanidade com a medida que a clarividência de seu filho começa a revelar eventos misteriosos no hotel, gerando reviravoltas complexas.
Com isso, na animação de 1995, quando Woody e Buzz acabam parando na casa de Sid, o vizinho de Andy que gosta de explodir brinquedos e transformá-los em novos objetos, é possível ver que o chão da residência em que o garoto mora tem o mesmo desenho geométrico do carpete do Hotel Overlook, situado nas montanhas do Colorado, nos Estados Unidos, e palco dos eventos insanos de Jack.

Mais de ‘O Iluminado’ na franquia
As referências ao terror de Kubrick, no entanto, não se limitam ao primeiro filme da franquia da Pixar, visto que, em “Toy Story 3”, o padrão geométrico se repete em outros objetos e há menções ao número 237, fazendo alusão ao quarto mais assombrado do Hotel Overlook, o qual pode se visto quando Woody conversa online com um dinossauro chamado Velocistar237 e quando placa do caminhão de lixo é RM237.

Já em “Toy Story 4” há personagens semelhantes aos de “O Iluminado”, cenários e até a icônica frase “Aqui está Johnny!”. Além disso, quando Woody entra no antiquário comandado por Gaby Gaby, a trilha sonora se transforma na faixa “Midnight, The Stars and You”, canção que dá tom a cena final do clássico de 1980, a qual foi colocada na animação para expressar o quão assustador o local era segundo o diretor Josh Cooley (via Legião dos Heróis).
Vale lembrar que a franquia da Pixar tem mais um título em andamento: “Toy Story 5”, o qual deve chegar aos cinemas em 18 de junho de 2026, trazendo um tablet como vilão — será que o título seguirá a tradição e mencionará a obra-prima do terror psicológico?