Burny Mattinson trabalhou na The Walt Disney Company desde os seus 18 anos de idade
Burny Mattinson, animador responsável pelo desenvolvimento de grandes clássicos da The Walt Disney Company e o funcionário mais antigo da empresa, morreu aos 87 anos na última segunda-feira, 27. A causa da morte não foi divulgada ao público.
A notícia foi compartilhada pela Disney em seus canais oficiais. No Twitter, o estúdio publicou um vídeo em homenagem à Mattinson relembrando os passos que o artista deu nas últimas quase sete décadas desde que começou a trabalhar na empresa no auge de sua juventude, aos 18 anos de idade. Confira!
It is with a heavy heart that we share the passing of beloved Disney Legend, Director, and Story Artist Burny Mattinson. You made our world a happier place and inspired generations of artists with your heart, humor, and storytelling. Thank you for your legacy, Burny. pic.twitter.com/FLTjxcfw5X
— Disney Animation (@DisneyAnimation) February 27, 2023
Na legenda do vídeo que carrega um compilado de fotos e vídeos que relembram o legado do animador, eles escreveram:
É com o coração pesado que compartilhamos o falecimento da amada lenda, diretor e artista da história da Disney, Burny Mattinson. Você tornou nosso mundo um lugar mais feliz e inspirou gerações de artistas com seu coração, humor e histórias. Obrigado por seu legado, Burny.
O primeiro trabalho de Mattinson na Disney foi como animador intermediário em ‘A Dama e o Vagabundo’. Após ser promovido a assistente de animação de Marc Davis em ‘A Bela Adormecida’ ele realizou o mesmo trabalho em ‘Cento e Um Dálmatas’, seguido por ‘A Espada Era a Lei’, ‘Mary Poppins’, ‘Mogli: O Menino Lobo’ e ‘Aristogatas’.
Ainda assim, ele também esteve presente no desenvolvimento de clássicos como ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladdin’, ‘O Rei Leão’, ‘Pocahontas’, ‘O Corcunda de Notre Dame’ e ‘Mulan’, em todos eles como animador sênior, assim como atuou como diretor principal no especial "O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey".