Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Morre aos 87 anos Burny Mattinson, animador mais antigo da Disney

Burny Mattinson trabalhou na The Walt Disney Company desde os seus 18 anos de idade

Redação Publicado em 28/02/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Burny Mattinson - Getty Images
Burny Mattinson - Getty Images

Burny Mattinson, animador responsável pelo desenvolvimento de grandes clássicos da The Walt Disney Company e o funcionário mais antigo da empresa, morreu aos 87 anos na última segunda-feira, 27. A causa da morte não foi divulgada ao público.

A notícia foi compartilhada pela Disney em seus canais oficiais. No Twitter, o estúdio publicou um vídeo em homenagem à Mattinson relembrando os passos que o artista deu nas últimas quase sete décadas desde que começou a trabalhar na empresa no auge de sua juventude, aos 18 anos de idade. Confira!

Na legenda do vídeo que carrega um compilado de fotos e vídeos que relembram o legado do animador, eles escreveram:

É com o coração pesado que compartilhamos o falecimento da amada lenda, diretor e artista da história da Disney, Burny Mattinson. Você tornou nosso mundo um lugar mais feliz e inspirou gerações de artistas com seu coração, humor e histórias. Obrigado por seu legado, Burny.

O primeiro trabalho de Mattinson na Disney foi como animador intermediário em ‘A Dama e o Vagabundo’. Após ser promovido a assistente de animação de Marc Davis em ‘A Bela Adormecida’ ele realizou o mesmo trabalho em ‘Cento e Um Dálmatas’, seguido por ‘A Espada Era a Lei’, ‘Mary Poppins’, ‘Mogli: O Menino Lobo’ e ‘Aristogatas’. 

Ainda assim, ele também esteve presente no desenvolvimento de clássicos como ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladdin’, ‘O Rei Leão’, ‘Pocahontas’, ‘O Corcunda de Notre Dame’ e ‘Mulan’, em todos eles como animador sênior, assim como atuou como diretor principal no especial "O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey".