Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 curiosidades sobre as músicas dos filmes de princesa da Disney

Com faixas como "Livre Estou", de "Frozen, as canções dos filmes de princesa da Disney são repletas de curiosidades; descubra 5 delas!

por Izabela Queiroz

Publicado em 26/08/2024, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da campanha global Disney Princesa: Crie o Seu Mundo - Divulgação/Disney
Imagem promocional da campanha global Disney Princesa: Crie o Seu Mundo - Divulgação/Disney

Com a chegada de agosto, a The Walt Disney Company entrou em festa, visto que este é o mês em que a franquia Disney Princesa é celebrada! Dentre as comemorações deste ano, está a campanha global "Disney Princesa: Crie o Seu Mundo", que foi criada a fim de trazer incentivo a garotas de todas as idades; veja o spot da campanha!

Por meio de iniciativas diversas que serão lançadas pelos próximos três anos ao redor de todo o mundo, a intenção do projeto é que meninas e mulheres se sintam motivadas a colocar a imaginação e criatividade em prática, acreditarem em si e lembrem que, conforme já aprendido pelas princesas do estúdio, sonhar é o primeiro passo para realizar desejos e traçar o próprio caminho.

Para celebrar a nova fase da franquia e a Semana Mundial das Princesas (World Princess Week) — comemorada anualmente na última semana de agosto — há abaixo uma lista com 5 curiosidades sobre as músicas dos filmes de princesa da Disney, visto que essas ajudam a contar a trajetória de cada personagem dentro de seus próprios mundos, e tornam a experiência de assistir ao filme muito mais divertida e inspiradora; confira:

1. “Saber Quem Sou” — "Moana - Um Mar de Aventuras"

A canção “Saber Quem Sou” de "Moana - Um Mar de Aventuras" é cantada pela cantora e atriz Any Gabrielly (ex-Now United) na versão brasileira de dublagem. Na versão original intitulada “How Far I’ll Go”,Auli’i Cravalho é quem da voz a faixa, e devido a sua interpretação, a artista ganhou o prêmio Behind the Voice Actors Awards de 2017 de Melhor Performance Vocal Feminino.

Além dessas, há também uma grande intérprete da canção que aparece durante os créditos do filme e teve a versão incluída na trilha sonora: Alessia Cara.

2. “Cores do Vento” — "Pocahontas"

“Cores do Vento”, tema de "Pocahontas" que no Brasil recebe a voz da cantora baiana Daniela Mercury, recebeu vários prêmios na época de seu lançamento, realizado em 23 de junho de 1995. Dentre esses, estão: o Oscar® de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, o Globo de Ouro® de Melhor Canção Original e o Grammy® de Melhor Canção Escrita para Filme ou Televisão.

3. "Livre Estou" — "Frozen - Uma Aventura Congelante"

"Let it go", conhecida como "Livre Estou", ultrapassou a marca de canção de trilha sonora ao ser inserida em "Frozen - Uma Aventura Congelante", e se tornou um verdadeiro hit ao retratar o momento em que Elsa finalmente consegue superar as amarras de seu passado e ser ver livre.

A faixa foi indispensável para a Elsa que o público conhece, pois foi após escutarem a canção que Chris Buck e Jennifer Lee, criadores da história, resolveram transformar Elsa, que na primeira versão do roteiro era uma vilã, na protagonista que por anos foi reprimida devido aos seus poderes de gelo que eram incompreendidos por todos ao seu redor.

4. "Quase Lá" — "A Princesa e o Sapo"

Sabia que a versão em português de "Quase Lá", canção tema de "A Princesa e o Sapo", é uma das únicas que fazem parte da trilha sonora oficial lançada no Brasil? Além dessa, a segunda e última música que aparece entre faixas bônus na edição em inglês lançada no país é "Lá em Nova Orleans".

5. "Quando a Minha Vida Vai Começar" — "Enrolados"

Em bate-papo concedido ao Los Angeles Times repercutido em 2010, o compositor Alan Menken revelou que foram necessárias seis versões de "Quando a Minha Vida Vai Começar" ("When Will My Life Begin?", do original) até que a Disney aprovasse a canção que chegou a versão final, e que, de acordo com ele, tem muito do folk rock dos anos 60.

Em um nível visceral, o folk rock dos anos 60 parecia um lugar novo e interessante para se ir", relembrou Menken. "Eu levei para a Disney para ver como isso os interessava, e o folk rock dos anos 60 foi uma das ideias levantadas. Como é típico da Disney Animation, todo mundo adora discutir muitas escolhas, e não apenas dizer, 'Sim, vamos fazer isso'. Nós discutimos isso em relação a outras escolhas musicais, mas no final do dia decidimos tentar o número de abertura naquele estilo. Joni Mitchell, Cat Stevens , Jackson Browne — essas são todas as músicas que eu amo, e foi um pouco dessa mistura."