Conheça cinco contos de fadas que foram responsáveis por inspirar algumas das personagens mais populares da Disney: as princesas
Publicado em 09/08/2024, às 13h03 - Atualizado em 14/08/2024, às 10h59
As princesas da Disney estão no topo da lista entre os personagens mais populares já lançados pelos estúdios da The Walt Disney Animation. Em sua maioria, as tramas dessas protagonistas foram inspiradas em populares contos de fada de diversas partes do mundo, que foram transmitidos de pais para filhos por diferentes gerações.
Pensando nisso, a RECREIO trouxe cinco contos de fadas que foram responsáveis por inspirar a história de algumas clássicas princesas da Disney. Confira!
A história de “A Bela Adormecida” foi baseada principalmente na versão do autor Charles Perrault do conto de fadas do mesmo nome, porém, a trama já é conhecida há muito mais tempo.
Segundo o ScreenRant, uma das primeiras versões do mito já registrada é datada de 1340, sendo um romance de cavalaria em prosa anônima intitulada “Perceforest”, também conhecido como “Le Roman de Perceforest”. Ao longo dos anos, o enredo passou por uma série de alterações, incluindo versões sombrias, como a escrita por Giambattista Basile, que contém fortes cenas de violência.
O conto responsável por inspirar a história de Bela leva o mesmo nome de seu filme, “A Bela e a Fera”, e foi escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve em 1740. Em 1757, foi editada e reescrita por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, sendo essa a versão utilizada pela Disney para criar a animação.
Conhecida como a primeira princesa da Disney, a história de Branca de Neve foi inspirada no conto de fadas alemão “Schneewittchen”, publicado pelos Irmãos Grimm no século 19 — no entanto, a trama da garota de pele branca como a neve já era um clássico do folclore da Alemanha há anos, sendo transmitido por diferentes gerações.
A princesa favorita de Walt Disney surgiu inspirada no conto de fadas homônimo de 1697 publicado pelo francês Charles Perrault, porém, assim como Branca de Neve, a trama já era transmitida entre as famílias há anos, com diferentes versões surgindo em várias partes do mundo, como Pérsia, Itália, Coreia, China e Egito, por exemplo, onde um dos mais antigos é datado do primeiro século d.C.
Provando que são grandes “criadores de contos de fada”, outro conto dos Irmãos Grimm que serviu de inspiração para a Disney foi “Rapunzel”, história que é extremamente popular no folclore europeu, e conta com diferentes versões lançadas séculos antes da publicação dos Grimm.