Para celebrar o aniversário de 81 anos de George Lucas, descubra mais sobre a história de sucesso do criador de Star Wars
Publicado em 14/05/2025, às 11h33 - Atualizado às 12h47
Você conhece George Lucas? O produtor, roteirista e diretor cinematográfico consagrou seu nome na indústria do cinema ao lançar uma das franquias mais longas e bem-sucedidas de todos os tempos: Star Wars, a qual começou em 1977, se tornando um marco na história do gênero de ficção científica espacial devido aos efeitos visuais inovadores que trouxe para as telonas.
Ainda assim, há muito o que descobrir sobre a trajetória de sucesso do cineasta. Pensando nisso, em celebração ao aniversário de 81 anos de George Lucas, a RECREIO separou uma lista com 5 curiosidades sobre o criador do título, que conta com 11 filmes principais, além de spin-offs em formato de séries e animações para a TV, bem como jogos, obras literárias e muito mais; veja!
Nascido George Walton Lucas Junior no dia 14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia, o diretor estudou primeiro na Modesto Junior College, uma faculdade comunitária da cidade em que cresceu, onde ele pôde aprender mais sobre antropologia, sociologia e literatura.
No entanto, durante a década de 1960, ele resolveu dar uma chance ao que tanto amava: o cinema, e então se transferiu para a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia, uma das primeiras a ter cursos direcionados à sétima arte.
Foi nessa universidade que ele fez amizade com grandes nomes da indústria cinematográfica antes mesmo de atingirem a fama, como Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, os quais se tornaram grandes apoiadores dos projetos de George Lucas.
Acontece que o primeiro filme de Lucas foi produzido por Coppola. A trama em questão é "THX 1138", lançado em 1971, um clássico cult que surgiu como uma versão repaginada do curta-metragem "Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB" que foi feito pelo criador de Star Wars na faculdade.
Estrelado por Robert Duvall, o longa é situado em um futuro distópico onde o mundo é controlado por androides e os humanos precisam se drogar para reprimir suas emoções. Nesse cenário, o personagem de Duvall, acaba cometendo o maio crime dessa realidade: vivenciar o amor.
Foi ao lado de Coppola ainda que Lucas teve a sua primeira produtora independente: a American Zootrope, fundada em 1969, a fim de que a dupla e outros cineastas tivessem a chance de fazer seus filmes fora do circuito opressivo de Hollywood. No entanto, a empresa não vingou.
Ainda assim, o cineasta aniversariante decidiu tentar mais uma vez, e agora sozinho. Em 1971, ele fundou a sua própria companhia, a Lucasfilm — a qual começou com o pé direto, já que o primeiro filme produzido por lá, “Loucuras de Verão” (1973), recebeu cinco indicações ao Oscar, inclusive nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Também foi através da Lucasfilm, a qual hoje pertence a Disney, que Star Wars surgiu. Na época, George enfrentou muitos problemas durante a produção do longa e desacreditava do impacto que o título iria causar na indústria — o que o levou a fazer uma aposta com seu amigo e produtor do filme Steven Spielberg.
Acontece que, também em 1977, Spielberg lançou 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau', um dos clássicos de sua cinematografia. Com isso, Lucas acreditava que o título superaria os números em bilheteria de 'Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança' (1977). Steven apostava no contrário. Assim, eles chegaram ao seguinte trato: um cederia para o outro o total de 2,5% de cada bilheteria.
No fim, Steven estava certo. Enquanto a trama alienígena faturou pouco mais de 300 milhões de dólares mundialmente, a jornada de Luke Skywalker no espaço rendeu mais de 700 milhões.
Como mencionado, para que o primeiro Star Wars estreasse nas telonas, muitos percalços foram vividos por George, o que fez com que prazos e orçamentos fossem estourados diversas vezes.
Assim, Lucas teve a ideia de fazer um trato com a Fox na tentativa de diminuir os impactos negativos para a Fox, a qual foi a distribuidora do filme. No caso, ele abriria mão do salário em troca dos direitos de uso da marca.
Como na época os direitos autorais de uma obra não era prioridade das empresas, a Fox topou. O resultado? Até hoje Lucas tem lucros milionários devido aos licenciamentos de seus personagens.