Com histórias que permeiam entre os gêneros musical, fantasia e até mesmo o terror; descubra 5 filmes que trazem Pinóquio como protagonista
Publicado em 29/04/2025, às 17h44
Boneco de madeira que ganha vida e no fim se torna um menino de verdade, Pinóquio surgiu na obra literária "As Aventuras de Pinóquio", escrito por Carlo Collodie publicado em 1883. De lá para cá, o personagem surgiu em diversas adaptações para cinema e TV, com produções realizadas em live-action e animação, e com abordagens que vão desde o gênero de aventura até o terror.
Pensando nesses títulos, a RECREIO separou uma lista com 5 filmes com Pinóquio para conhecer; veja:
Clássico da Disney, "Pinóquio" foi lançado em 1940. A animação não é muito fiel à história contada por Carlo Collodi, já que diversos personagens não foram inclusos na trama e há uma visão muito mais simpática sobre o período em que o enredo é situado, já que tudo acontece na Itália durante o século 19, quando a pobreza dominava o país.
Ainda assim, a adaptação, que tem direção de Hamilton Luske e Ben Sharpsteen, e contou com Walt Disney como produtor para dar forma a uma história musical repleta de magia, agradou o público e a crítica por trazer uma inspiração potente: a crença de que sonhos podem se realizar, conquistando até mesmo um Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção ("When You Wish Upon a Star").
Onde assistir: Disney+
O sucesso da animação foi tamanho que um live-action foi lançado em 2022. Também produzido pela Casa do Mickey, "Pinóquio" trouxe o protagonista em CGI, assim como seu fiel escudeiro e guia, o Grilo Falante. Já Gepeto, o artesão que monta e cuida de Pinóquio como se fosse seu filho verdadeiro, é vivido por Tom Hanks ("Náufrago"), enquanto a Fada Azul é interpretada por Cynthia Erivo ("Wicked").
Onde assistir: Disney+
Também em 2022, uma nova versão em animação surgiu, agora em stop motion e com a direção do mexicano Guillermo Del Toro ("O Labirinto do Fauno"). Lançado diretamente no catálogo da Netflix, o título, ambientado na Itália fascista durante o período entreguerras, traz uma versão mais sombria da história de 1883, enquanto explora temas como o amor, a solidão e a morte.
Na narrativa, Gepeto cria Pinóquio vinte anos após perder o seu filho, Carlo, em um bombardeio aéreo pelas forças austro-húngaras durante a Primeira Guerra Mundial. Nessa história, não há a fada azul, mas o Espírito da Madeira é quem dá vida ao atrapalhado boneco, promete guiá-lo e ainda revela que poderá lhe conceder um desejo futuro — o qual é dado a ele durante a jornada perigosa que enfrenta enquanto tenta encontrar seu lugar no mundo.
A trama venceu o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2023, e até hoje é uma das histórias inspiradas na obra literária mais aclamadas, acumulando 96% de aprovação da crítica e 90% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Onde assistir: Netflix
Sendo a adaptação mais fiel à obra de Collodi desta lista, "Pinóquio" (2020) é um filme italiano que, ao mesmo tempo que tem muita magia, possui muito realismo em seu enredo que retrata uma realidade obscura da Itália com a direção de Matteo Garrone ("Eu, Capitão"), quem também corroteirizou e coproduziu a trama.
A história se destaca pelo cuidado técnico, visto que uma das escolhas feitas foi priorizar o uso de maquiagem protética em vez de CGI, tanto é que a trama ganhou duas indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteados.
Onde assistir: Prime Video
Para os fãs de filmes de terror, há uma versão a caminho que traz Pinóquio como um assassino em série: "Pinocchio: Unstrung".
A narrativa ainda não tem sinopse, mas deve se distanciar da obra de quase 150 anos, já que faz parte do Poohniverse — ou Twisted Childhood Universe (TCU) —, o universo compartilhado da Jagged Edge Productions que reúne adaptações no gênero de terro de histórias infantis clássicas, o qual conta com a franquia "Ursinho Pooh: Sangue e Mel", e os vindouros "Peter Pan's Neverland Nightmare" e “Bambi: The Reckoning” (que pode ser traduzido para algo como Bambi: o Acerto de Contas).
Onde assistir: A partir de 23 de outubro nos cinemas brasileiros