Entretenimento / Superman

Superman: Qual a verdadeira identidade do vilão Martelo de Boravia?

Descubra quem é Martelo de Boravia, vilão apresentado em "Superman", primeiro longa-metragem do recém-reimaginado DCU

Martelo de Boravia no trailer de 'Superman' (2025) - Reprodução/YouTube/Warner Bros. Pictures Brasil

Você conhece o Martelo de Boravia? Apresentado no trailer de ‘Superman’ lançado em maio deste ano, o vilão foi criado por James Gunn, roteirista, cineasta e co-CEO da DC Studios ao lado do produtor Peter Safran, com exclusividade para o primeiro longa-metragem do recém-reimaginado Universo DC, o DCU.

Na prévia, é possível observar as características do personagem, que se assemelha ao herói título da trama por ter um físico forte, poder voar e ter a habilidade de soltar laser pelos olhos, além de usar uma armadura grandiosa de ferro que o torna quase indestrutível; veja:

De onde é o Martelo de Boravia?

[CUIDADO! SPOILERS DE ‘SUPERMAN’ ABAIXO]

No filme, é revelado que o vilão vem de Boravia, uma nação fictícia que, a fim de conquistar mais terras e ampliar o seu domínio, atacou Jarhanpur, um país vizinho, dando início a um conflito armado entre as duas nações. 

Para concluir o plano, Boravia contava com a ajuda de armamento pesado, visto que não faltavam munições e tanques de guerra vinculados a Luthorcorp, corporação fundada e dirigida por Lex Luthor. Para defender seu povo do controle da nação ao lado, Jarhanpur tinha muito menos recursos, e contava apenas com equipamentos rudimentares.

A guerra, no entanto, durou pouco, já que Superman acabou se envolvendo na equação para acabar com o conflito, despertando a ira do Martelo de Boravia que ataca Superman em Metrópolis, como uma forma de retaliação após o herói interferir nas ações políticas de seu país, como mostra a cena revelada na última quarta-feira, 09.

Quem realmente é o Martelo de Boravia?

Durante a batalha, é revelado que Lex Luthor e sua equipe de gênios da tecnologia são os responsáveis por controlar os movimentos do Martelo de Boravia, já que, obcecado em derrotar o herói, Luthor estudou a fundo o estilo de luta de Superman, se tornando capaz de prever todos os movimentos do azulão em combate.

Quando a luta termina e Martelo de Boravia volta para a base de Luthor, é exposto ainda que o Martelo de Boravia é, na verdade, o Ultraman, vilão conhecido nos quadrinhos e apresentado em “Justice League of America #29″, de 1964, o qual recebeu diversas tramas de origem, incluindo uma nova para a introdução no DCU.

Acontece que, ao fim do filme, há outra reviravolta: Ultraman é revelado como um clone do Superman! O meta-humano surgiu sob a armadura de Martelo de Boravia como desculpa para que Luthor pudesse derrotar Superman, afinal, com os ataques a Metrópolis após o envolvimento do herói no conflito entre Boravia e Jarhanpur, Luthor conquistou apoio governamental para destruir Kal-El.

No entanto, acabar com o herói mais forte da Terra não seria tarefa simples, então, surge Ultraman, a partir do DNA de Superman coletado por Luthor, o qual usou seu poderio em tecnologia para desenvolver um ser que fosse tão poderoso quanto Kal-El, mas que não tivesse a mesma bondade e compaixão pelos humanos, já que foi criado para ser a contraparte maligna do herói.

Curiosidade: Ultraman e Superman são interpretados pelo mesmo ator, David Corenswet, conhecido em Hollywood por atuar em tramas como “Twisters” (2024) e “Pearl” (2022).

Mais sobre ‘Superman’

Lançado nos cinemas na última quinta-feira, 10, ‘Superman’ acompanha o herói tentando encontrar equilíbrio entre a sua origem Kryptoniana e a criação que recebeu de Jonathan e Marta Kent na Terra ao enfrentar vilões, críticas públicas e as ações devastadoras de Lex Luthor, um de seus maiores arqui-inimigos.

No elenco, além de David Corenswet como Clark Kent/Superman, há ainda Rachel Brosnahan como Lois Lane; Nicholas Hoult como Lex Luthor, Edi Gathegi como Sr. Incrível; Nathan Fillion como Guy Guy Gardner/Lanterna Verde; Isabela Merced como Mulher Gavião, dentre outros nomes.

Cinéfila e jornalista, Izabela Queiroz é formada pela UNINOVE. Gosta de escrever sobre filmes, séries e música e nunca deixa de lado a paixão por tramas repletas de plot twists, além de ser viciada em sitcoms, marvete sempre que pode e crente fiel da Teoria Pixar.