Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 doramas que fazem referência ao Brasil

Descubra alguns doramas, com diferentes atores e premissas, que trazem um detalhe curioso em comum: referências ao Brasil!

por Izabela Queiroz

Publicado em 13/05/2025, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Hometown Cha Cha Cha' - Reprodução/tvN
Imagem promocional de 'Hometown Cha Cha Cha' - Reprodução/tvN

Títulos criados para a TV sul-coreana, os k-dramas (popularmente conhecidos como doramas) têm aumentado a quantidade de fãs no ocidente com o passar dos anos, afinal, os catálogos das plataformas de streaming estão cada vez mais recheados com as adoradas ‘novelas sul-coreanas’.

Tanto é que um dos locais que tem agregado um número exponencial de consumidores assíduos dos doramas é o Brasil, tendo em vista que, hoje, 90% dos brasileiros consomem esses conteúdos, segundo uma pesquisa da Ecglobal (via iG).

No entanto, a audiência fiel no Brasil parece gerar resultados não só nos níveis de audiência das produções, como também na forma em que são feitas, já que muitas delas trazem referências — de diversos tipos — ao país brasileiro; veja 5 delas:

1. Doona (2023)

Dorama de 2023, “Doona” é recheado de elementos que fazem conexão com o Brasil que aparecem tanto de formas mais sutis, como quando uma camisa da seleção brasileira pode ser vista em cena, ou até mesmo uma sequência em que um casal discute em português.

“Enquanto lida com os altos e baixos da vida universitária, um jovem precisa se acostumar com a nova colega de república: uma linda ex-estrela do K-pop”, diz a sinopse da série.

Onde assistir: Netflix

2. Hometown Cha Cha Cha (2021)

Em ‘Hometown Cha Cha Cha’ (2021), Yoon Hye Jin (Shin Min Ah) é uma dentista que se muda para vilarejo litorâneo e contará com a ajuda de um faz-tudo que é o extremo oposto dela para se adaptar ao novo lugar. 

Lá, ela abre um novo consultório, e para deixar seus pacientes mais confortáveis, costuma fazer perguntas para que eles se sintam mais tranquilos. Em um dos atendimentos, ela decide perguntar ao garoto sentado na cadeira de seu consultório qual é o livro favorito dele, o que ele responde como: “Meu Pé de Laranja Lima”.

A obra literária foi escrita por José Mauro de Vasconcelos e publicada em 1968, se tornando um clássico da literatura infantil. O livro foi traduzido para 52 línguas.

Onde assistir: Netflix

3. My Name (2021)

Também em 2021, outra referência ao Brasil pôde ser vista nas telinhas. Acontece que em “My Name” (2021), a jovem Yoon Jiwoo (Han So-hee) embarca em uma jornada violenta em busca do assassino de seu pai. Dentre as pistas deixadas pelo executor do crime está a arma usada, a qual teve o número de série raspado.

Para descobrir mais sobre o caso, Jiwoo muda de identidade e se alia tanto ao crime organizado, quanto à polícia. Membro do departamento forense, durante a investigação ela acaba desvendando a origem da arma, já que após análises, foi descoberto que a arma havia sido fabricada no Brasil.

Onde assistir: Netflix

3. Para a Bela Você (2012)

Assim como em uma das referências em ‘Doona’, a alusão ao Brasil de ‘Para a Bela Você’ (2012) é mais sutil: há uma cena em que um personagem surge usando um caso do clube de futebol paulista Palmeiras.

No dorama, Jae Hee (Sulli) acaba tomando uma decisão extrema para conhecer seu ídolo Tae Joon (Lee Min Ho): ela corta o cabelo e se passa por um menino para poder estudar na mesma escola exclusiva que ele. O problema? Ela terá que guardar seu segredo enquanto aprende a lidar com o universo masculino para realizar seu sonho.

Onde assistir: Viki, Kocowa

5. Fight For My Way (2017)

O que fazer quando os seus sonhos não se realizam? Em ‘Fight For My Way’ (2017), Ko Dong Man (Park Seo Joon) desejava se tornar um atleta famoso de taekwondo, mas acaba preso em um trabalho comum e deseja recalcular a rota: agora ele quer apostar suas fichas no UFC, e durante sua preparação, há uma menção ao Brasil.

Na ocasião, o treinador cita o jiu-jitsu mencionando a família Gracie, fundadora dessa modalidade aqui no Brasil.

Onde assistir: Viki, Kocowa, Netflix