Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Doramas

5 doramas que mostram o lado violento das escolas

Descubra uma lista com 5 doramas em que o bullying é o pano de fundo de histórias que mostram o lado violento das escolas

por Izabela Queiroz

Publicado em 13/05/2025, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Weak Hero Class' - Reprodução/Netflix
Imagem promocional de 'Weak Hero Class' - Reprodução/Netflix

Mostrando a dor e o sofrimento que pode existir nas escolas, existem doramas que se apegam ao drama para acompanhar histórias sobre bullying escolar, as quais trazem brigas destrutivas e traições inesperadas de amigos, as quais são capazes de piorar cada vez mais o ciclo da violência que por muitas vezes ganha espaço nas salas de aula.

Essas produções sul-coreanas são conhecidas pelas cenas gráficas e por mostrarem ao público tanto o lado de quem pratica a agressão, quanto daqueles que a sofrem, e ainda, daqueles que desejam fazer com que a violência acabe — muitas vezes usando os próprios punhos para isso.

Pensando nessas histórias, a RECREIO reuniu uma lista com 5 doramas que mostram o lado violento das escolas; veja:

1. Weak Hero Class (2022)

Imagem promocional de 'Weak Hero Class'
Imagem promocional de 'Weak Hero Class' - Divulgação/Netflix

Yeon Sihun (Park Ji-hoon) é o aluno introvertido de "Weak Hero Class", dorama baseado no webtoon homônimo. Sem amigos, Sihun tem um único objetivo na escola: tirar boas notas. No entanto, quando seu único propósito é afetado, ele decide enfrentar os valentões do colégio, o que faz com que ele tenha duas consequências opostas, já que, ao mesmo tempo que tem momentos felizes com as novas amizades que conquista, ele terá que enfrentar um sofrimento que nunca viveu antes.

Onde assistir:Netflix

2. Study Group (2025)

Cena de 'Study Group'
Cena de 'Study Group' - Reprodução/TVING

Em "Study Group" (2025), Youn Ga Min (Hwang Min Hyun) decide correr contra a corrente quando, mesmo sendo bom em artes marciais, ele faz de tudo para se manter longe da luta a fim de ter boas notas na escola. No entanto, cercado por valentões e em um ambiente envolto pelo misterioso assassinato de sua professora, quando ele e seu grupo de estudos começam a sofrer bullying, ele decide recorrer ao seu dom para tornar as coisas mais justas.

Onde assistir: Viki

3. Class of Lies (2019)

Imagem promocional de 'Class of Lies' (2019)
Imagem promocional de 'Class of Lies' (2019) - Reprodução/OCM

Após um advogado ver sua carreira ruir devido a um caso, Gi Moo Hyeok (Yoon Kyun-sang) se torna professor em uma escola, onde descobre que há diversos crimes praticados pelos alunos que não trazem consequências devido a pouca idade que têm. Disposto a fazer justiça, em 'Class of Lies' (2019) ele investiga os casos expondo os responsáveis por cometer violência escolar.

Onde assistir: Não disponível para streaming no Brasil

4. Pyramid Game (2024)

Pôster de 'Pyramid Game' (2024)
Pôster de 'Pyramid Game' (2024) - Divulgação/TVING

'Pyramid Game' (2024) é situado no Colégio Feminino Baekyeon. Nesse contexto, Seong Su-ji (Bona) se torna a mais nova aluna da instituição, onde ela descobrirá que a rotina escolar parecerá mais com um jogo de sobrevivência, já que no colégio há um sistema de níveis que escolhe quem será a próxima vítima de bullying através de uma votação secreta.

Onde assistir: Paramount+

5. Boyhood (2023)

Imagem promocional de 'Boyhood' (2023)
Imagem promocional de 'Boyhood' (2023) - Divulgação/Coupang Play

De 2023, "Boyhood" acompanha Jang Byung Tae (Yim Si Wan) após ser transferido para a escola de agricultura Buyeo. Lá, ele ganhou a esperança de não ser mais vítima de bullying ao ser confundido com o renomado aluno lutador apelidado de “O Tigre Branco de Asan”, mas quando o verdadeiro dono do apelido aparece, a realidade de Jang Byung Tae se transforma.

Onde assistir: Viki