Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

4 clipes de k-pop que foram banidos da TV sul-coreana em 2024

Conheça quatro videoclipes de k-pop lançados em 2024 que foram proibidos de serem exibidos na televisão sul-coreana

Redação Publicado em 22/08/2024, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
RM, do BTS, no clipe de 'LOST!' - Reprodução/Youtube/HYBE LABELS
RM, do BTS, no clipe de 'LOST!' - Reprodução/Youtube/HYBE LABELS

Nos dias atuais, os videoclipes são parte importante para qualquer lançamento musical — principalmente no k-pop. Por isso, a cada comeback, os grupos buscam inovar em seus MVs, trazendo diferentes conceitos que podem ilustrar da melhor forma a música de trabalho escolhida.

Contudo, devido às regras rígidas da televisão sul-coreana, é comum que muitos vídeos acabem sendo proibidos de serem exibidos nas emissoras por diferentes motivos.

Um exemplo é o clipe de “Kill This Love”, do BLACKPINK, lançado em 2019, e que acabou sendo impedido de ser transmitido na emissora KBS, pois, conforme repercutido pelo South China Morning Post, em determinado momento, é possível ver a integrante Rosé dirigindo um carro sem utilizar o cinto de segurança, indo contra as Leis de Trânsito do país.

Em 2024, alguns grandes lançamentos do ano também acabaram sendo proibidos de serem exibidos na KBS — e a RECREIO vai te apresentar quatro deles. Confira!

1. Wish You Hell — Wendy (Red Velvet)

Em março, Wendy, integrante do Red Velvet, fez seu primeiro comeback solo com “Wish You Hell”. Segundo o Koreaboo, a KBS proibiu o MV da faixa por contar com “exposição de marca registrada”, ou seja, por mostrar de forma explícita alguma marca, algo que vai contra as regras da emissora que não aprova a promoção de marcas comerciais em conteúdos de entretenimento.


2. Easy — LE SSERAFIM

Lançado no mês de fevereiro, o clipe de “Easy”, do LE SSERAFIM, teve sua transmissão proibida pela emissora, pois uma das cenas foi considerada “risco à segurança pública”, por apresentar um ato potencialmente perigoso, no momento em que um secador de cabelo é jogado dentro da banheira em que se encontra a integrante Chaewon.


3. Wife — (G)I-DLE

O (G)I-DLE promoveu seu segundo full-álbum no mês de janeiro, divulgando como pré-lançamento a faixa “Wife”, que foi considerada pela KBS como muito “provocativa”, e com “muitas letras metafóricas com nuances sexuais", sendo proibida de ser exibida no canal.


4. LOST! — RM (BTS)

Mesmo estando no exército, em maio deste ano, RM, líder do BTS, realizou seu comeback solo com o álbum “Right Place, Wrong Person”, que teve sete de suas onze faixas proibidas de serem transmitidas na KBS devido aos seus “temas maduros” e “linguagem imprópria”, segundo informações do Sportskeeda. As músicas banidas da emissora são: “Around the World in a Day” (ft. Moses Sunny), “LOST!”, “Groin”, “Domodachi” (feat. Little Simz), “out of love”, “Nuts” e “Right People, Wrong Place”.