Conheça quatro videoclipes de k-pop lançados em 2024 que foram proibidos de serem exibidos na televisão sul-coreana
Nos dias atuais, os videoclipes são parte importante para qualquer lançamento musical — principalmente no k-pop. Por isso, a cada comeback, os grupos buscam inovar em seus MVs, trazendo diferentes conceitos que podem ilustrar da melhor forma a música de trabalho escolhida.
Contudo, devido às regras rígidas da televisão sul-coreana, é comum que muitos vídeos acabem sendo proibidos de serem exibidos nas emissoras por diferentes motivos.
Um exemplo é o clipe de “Kill This Love”, do BLACKPINK, lançado em 2019, e que acabou sendo impedido de ser transmitido na emissora KBS, pois, conforme repercutido pelo South China Morning Post, em determinado momento, é possível ver a integrante Rosé dirigindo um carro sem utilizar o cinto de segurança, indo contra as Leis de Trânsito do país.
Em 2024, alguns grandes lançamentos do ano também acabaram sendo proibidos de serem exibidos na KBS — e a RECREIO vai te apresentar quatro deles. Confira!
Em março, Wendy, integrante do Red Velvet, fez seu primeiro comeback solo com “Wish You Hell”. Segundo o Koreaboo, a KBS proibiu o MV da faixa por contar com “exposição de marca registrada”, ou seja, por mostrar de forma explícita alguma marca, algo que vai contra as regras da emissora que não aprova a promoção de marcas comerciais em conteúdos de entretenimento.
Lançado no mês de fevereiro, o clipe de “Easy”, do LE SSERAFIM, teve sua transmissão proibida pela emissora, pois uma das cenas foi considerada “risco à segurança pública”, por apresentar um ato potencialmente perigoso, no momento em que um secador de cabelo é jogado dentro da banheira em que se encontra a integrante Chaewon.
O (G)I-DLE promoveu seu segundo full-álbum no mês de janeiro, divulgando como pré-lançamento a faixa “Wife”, que foi considerada pela KBS como muito “provocativa”, e com “muitas letras metafóricas com nuances sexuais", sendo proibida de ser exibida no canal.
Mesmo estando no exército, em maio deste ano, RM, líder do BTS, realizou seu comeback solo com o álbum “Right Place, Wrong Person”, que teve sete de suas onze faixas proibidas de serem transmitidas na KBS devido aos seus “temas maduros” e “linguagem imprópria”, segundo informações do Sportskeeda. As músicas banidas da emissora são: “Around the World in a Day” (ft. Moses Sunny), “LOST!”, “Groin”, “Domodachi” (feat. Little Simz), “out of love”, “Nuts” e “Right People, Wrong Place”.