Você sabia que nem toda chuva é igual? Conheça alguns fatos curiosos incríveis!
Chuvas diferentes
Nem toda chuva é igual. A garoa surge de nuvens baixas e cinzentas, é formada por gotas pequenas e redondas, que caem unidas e parecem flutuar. Quando as nuvens estão bem cheias de água, acontece a chuva comum, com pingos grandes. E, se as nuvens estão super carregadas, caem temporais, com muitas gotas grandes de água e raios.
Aroma especial
Você com certeza já sentiu o cheirinho que a chuva deixa quando vai embora. Mas sabia que ele é causado por uma bactéria? As gotas que caem no chão fazem subir minúsculos grãos de terra onde essas bactérias vivem. O contato com a água faz com que elas se multipliquem e, quando isso acontece, soltam esse “cheirinho de chuva”.
Previsão do tempo
Quando sapos, pererecas e rãs saem de suas tocas para passear, é sinal de que vem chuva por aí. Eles têm a pele sensível ao calor e gostam do tempo úmido.
Pedras de gelo
Quando as nuvens atingem temperaturas abaixo de zero grau Celsius, as gotas de água congelas e caem em forma de chuva. Se não derreterem no caminho, acontece uma chuva de granizo.
Dança da chuva
No passado, alguns povos cantavam e dançavam para pedir aos deuses que mandassem chuva. Até hoje há crenças sobre isso. Dizem, por exemplo, que sair na rua com o guarda-chuva aberto atrai chuva. Já para espantar um temporal, a receita é colocar um ovo em cima de um muro e pedir a Santa Clara que leve a chuva embora.
Cadê?
Você já viu gotas de água sumirem? É a chuva invisível. Isso acontece quando gotas pequenas encontram uma massa de ar quente e seca e evaporam antes de cair no chão. Olhando de longe dá para ver a chuva sumindo no ar.
Perigo
Os gases da poluição podem se misturar ao vapor das nuvens e dar origem à chuva ácida, que polui rios, danifica construções e contamina plantas.
Você sabia?