Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Veados

Velozes e furiosos? Descubra as habilidades secretas dos veados

Os veados parecem indefesos, mas têm habilidades secretas que os ajudam a fugir de predadores e viver na natureza; descubra algumas delas!

Redação Publicado em 11/11/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Bambi" (1942) - Reprodução/Disney
Cena de "Bambi" (1942) - Reprodução/Disney

Bonitos e delicados, os veados são também rápidos, ótimos saltadores e grandes craques em natação. E tem mais: se escondem muito bem e, com sua audição e olfato aguçados, percebem na hora quando um animal estranho se aproxima.

Nesse caso, ficam parados como estátuas. É que se o inimigo não ouvir nenhum ruído pode resolver ir embora. Caso ele se aproxime, o único jeito é correr. E como os veados correm! Com suas longas pernas, disparam a até 50 quilômetros por hora, saltando obstáculos sem dificuldades.

Eles precisam dessas habilidades todas porque são as presas favoritas de grandes caçadores, como lobos e onças, por não serem agressivos nem muito fortes. 

OS MAIS FOFOS

Bambi
Cena da animação 'Bambi' (1942) - Reprodução/Disney

Os filhotes nascem após uma gestação que dura entre seis e nove meses, de acordo com a espécie. Ficam de pé logo após o nascimento e em três dias começam a caminhar junto com a mãe.

Quase todos os bebês têm manchas brancas pelo corpo, que os ajudam a se camuflar no meio da vegetação. Para eles, que são mais indefesos que os adultos e ainda não conseguem correr muito, ficar escondido é a melhor tática de defesa.

Eles também brigam

Esse grupo de animais inclui aproximadamente 40 espécies. Elas vivem espalhadas praticamente pelo mundo todo e se diferenciam principalmente pelo tamanho e pelos chifres, que na maioria aparecem só nos machos.

Os chifres são extensões do osso do crânio e começam a nascer quando o veado completa 2 anos. No começo são macios, cobertos por pelos que parecem um veludo. Depois aumentam e ganham várias pontas, dependendo da espécie.

Há alguns que chegam a ter 1,75 metro de altura e até dez pontas. Eles servem para atrair as fêmeas e para enfrentar outros machos. Assim, quando é preciso brigar por uma namorada, quem tem chifres maiores e mais fortes leva vantagem.

O curioso é que, logo depois da época de reprodução, o chifre do macho cai e em seguida outro começa a crescer no lugar. 

Elliot em cena de "O Bicho Vai Pegar 2"
Elliot em cena de "O Bicho Vai Pegar 2" - Reprodução/Columbia Pictures

A ficha do bicho

  • Espécies: cerca de 40. Oito vivem no Brasil.
  • Comprimento: varia muito de acordo com a espécie e pode chegar a quase 3 metros.
  • Peso: varia de 7 a 400 quilos.
  • Alimentação: folhas e brotos.
  • Onde vive: América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e norte da África.

Leia também: 5 melhores companheiros animais das animações da Disney