Desvende todos os segredos do bicho-da-seda, o inseto que nasce como uma lagarta, se transforma em mariposa, é o produtor primário da seda
As lagartas são muito trabalhadeiras. Antes de se transformarem em borboletas ou mariposas, elas passam um tempão construindo seus casulos, onde ficam até que o novo corpo se forme.
Algumas espécies constroem casulos tão caprichados que seus fios resistentes e brilhantes são usados para fazer tecidos. Essas lagartas são chamadas bichos-da-seda.
Elas adoram devorar folhas de amoreira e estão sempre comendo. É que depois de toda a comilança podem passar semanas fechadas no casulo, sem nenhum tipo de alimento.
O fio que produzem é muito valioso, por isso há até fazendas com criações de bichos-da-seda. Eles ficam em grandes galpões onde crescem e fazem seus casulos.
Os bichos-da-seda nascem a partir de ovos de mariposa. Quando a lagarta sai lá de dentro, é branca e tem cerca de 3 milímetros de comprimento.
Perto da fase adulta, quando tem algo em torno de 10 centímetros, ela começa a fazer o casulo. Para construí-lo, solta pela boca uma pasta pegajosa, que endurece em contato com o ar e forma um emaranhado de fios ao seu redor. O trabalho todo leva em média 80 horas.
Depois de 15 dias lá dentro, a lagarta dissolve os fios de seda com um outro líquido que sai de sua boca e, surpresa: aparece uma mariposa que logo vai colocar seus ovos em uma planta e recomeçar a história.
Uma antiga lenda diz que, há mais de 4 mil anos, um casulo de bicho-da-seda caiu na xícara de chá do imperador chinês e se desmanchou na água quente. Ele viu que um fio fino e brilhante se formava e teve a ideia de fazer um tecido. Não se sabe se a lenda é verdadeira, mas o primeiro povo a tecer com fios de seda foi o chinês, com teares manuais.
Hoje o bicho-da-seda é criado em vários outros países e existem técnicas diferentes para se obter o fio. Os casulos são esvaziados, lavados, secos e escovados para formar os fios finos e resistentes de um tecido muito caro: a seda.
Leia também: 10 fatos curiosos sobre as borboletas