Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encanto

Sessão da Tarde: 5 fatos sobre 'Encanto'

Descubra alguns fatos interessantes sobre o 60º longa-metragem da Disney: "Encanto", história lançada em 2021 que estará na Sessão da Tarde de hoje, 27

por Izabela Queiroz

Publicado em 27/02/2025, às 12h52 - Atualizado às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mirabel em imagem promocional de 'Encanto' - Divulgação/ Disney
Mirabel em imagem promocional de 'Encanto' - Divulgação/ Disney

Filme da Sessão da Tarde desta quinta-feira, 27, "Encanto" acompanha uma família colombiana com dons únicos. Enquanto uns podem curar através da comida, conversar com animais, prever o futuro, se transformar em qualquer outra pessoa e até mesmo controlar o clima, há um único indivíduo que leva o sobrenome Madrigal que não recebeu nenhum poder: Mirabel, jovem que mesmo sem nenhuma habilidade vista como extraordinária será responsável por unir a todos quando o perigo chega.

Com direção de Byron Howard e Jared Bush, a trama marcada para ir ao ar partir das 15h25. Até lá, a RECREIO separou uma lista com 5 fatos sobre a animação para conferir antes de assistir à produção nas telinhas do conforto do seu sofá; confira:

1. O porquê Mirabel não tem poderes

Mirabel
Mirabel em 'Encanto' - Reprodução/Disney

Encanto é o lugar maravilhoso escondido nas montanhas onde a casa mágica que abriga os Madrigal está localizada. O local é abençoado pela vela mágica da Abuela Alma e é lá que essa matriarca da família realiza o ritual que concede os poderes aos membros da família, mas quando chegou a vez de Mirabel, ao abrir a “porta mágica” que lhe daria o seu dom, nada aconteceu.

Em entrevista ao portal Polygon, Jared Bush, diretor do filme, explicou que o motivo principal para isso ter acontecido é que os poderes da família não são o foco da história.

“Eu acho que há muitos motivos para se identificar com Mirabel sobre ser deixada de fora ou se sentir que é menos que os outros. No lugar de colocar alguma razão mágica, eu acho que fica claro que ela é quem precisa ser por uma boa razão”, revelou. “Essa jovem não recebeu a mesma oportunidade que a família extraordinária dela. A empatia está com ela desde o começo. Eu amo o motivo que não há uma explicação para falta de poderes”.

2. Encanto não tem um vilão

Abuela Alma
Abuela Alma - Reprodução/Disney

Ao contrário de histórias do selo Disney como "Peter Pan", "A Pequena Sereia", "O Rei Leão", "Branca de Neve e os Sete Anões" e tantos outros, "Encanto" não tem um vilão. Acontece que o conflito principal da trama acontece devido às atitudes de Abuela Alma, quem age de maneira dura não por maldade, mas por medo de que sua família passe por dificuldades novamente.

3. Há uma canção que surgiu devido a ‘A Bela e a Fera’

No começo do filme, Mirabel canta "Família Madrigal", faixa criada por Lin-Manuel Miranda cuja inspiração saiu de "A Bela e a Fera" (1991). Isso porque, assim como a canção "Bela", a música serve para apresentar os personagens que guiarão a história; relembre:

4. Venceu o Oscar

Na 94ª Cerimônia do Oscar, "Encanto" foi reconhecida como a Melhor Animação em Longa-Metragem. O título concorria também a mais duas categorias: Melhor Trilha Sonora (para a composição musical de Germaine Franco) e Melhor Canção Original (para “Dos Oruguitas”, escrita por Lin-Manuel Miranda e interpretada por Sebastián Yatra), mas não levou a estatueta dourada nessas.

5. Pode ganhar uma sequência

Em março de 2022, Lin-Manuel Miranda revelou que uma sequência de Encanto é "uma questão de 'quando', e não de 'se'", além de revelar que há muito o que explorar sobre a família Madrigal. "Veja onde deixamos a história: eles todos se tornaram versões mais realizadas de si mesmo, então para onde podemos ir agora?".

Ele também deixou em aberto em que formato a continuação pode surgir. "Que forma isso vai tomar: outro filme? Uma série? Talvez a gente vá para o teatro... Ainda não conversamos sobre isso, mas é claro que eu toparia continuar contando essa história. Eu amo escrever para esses personagens", completou.

Já em outubro do mesmo ano, o CEO da Disney, Bob Chapek, se referiu ao longa como "o começo de uma nova franquia" em uma conversa com os acionistas publicada pelo BusinessWire, refletindo que novas reviravoltas da história poderiam ser trazidas até mesmo no streaming.