Entenda a discussão que ocorre entre os fãs da Disney relacionada a verdadeira cor do vestido da princesa Cinderela
Publicado em 27/07/2024, às 09h00
As princesas da Disney são personagens amadas por milhares de fãs ao redor do mundo, com suas figuras sendo reconhecidas facilmente por pessoas das mais diferentes idades.
Devido a sua popularidade, é extremamente comum acabar lembrando de algumas princesas quando vemos determinados itens, como a rosa, que nos faz lembrar de “A Bela e a Fera”, ou a maçã, que faz com que qualquer um pense logo na Branca de Neve.
Para Cinderela, é fácil lembrar da Gata Borralheira quando olhamos para alguma abóbora, quando alguém deixa algum pé do calçado para trás, ou até mesmo sempre que vemos um belo vestido azul-claro. No entanto, o último tópico tem gerado discussão entre os fãs há alguns anos.
Isso porque muitos admiradores da Disney apontam que, na verdade, o vestido da princesa não é azul, mas sim branco, e que a cor azulada só teria sido adotada nos produtos comercializados por uma estratégia de marketing, já que chamaria mais atenção.
Por outro lado, uma das evidências apontadas pelos defensores do vestido azul é a cena em que Cinderela dança com o príncipe — momento em que, para os opositores, a vestimenta só aparece com uma coloração diferente devido à iluminação do local.
Conforme repercutido pelo portal Polygon em 2023, a discussão foi finalmente esclarecida quando a equipe da Disney iniciou os trabalhos de restauração da animação lançada em 1950, para transformá-la em 4K. Na ocasião, Eric Goldberg, veterano animador e diretor dos estúdios de Walt Disney, revelou que “Por muitos anos, Cinderela não tinha as cores certas”.
“Seu cabelo [é] loiro empoeirado, e seu vestido é prateado. E ao longo dos anos, vimos seu cabelo parecer da cor de Cheez Whiz. Vimos seu vestido ser azul brilhante. Vimos todo tipo de coisa. Então, para mim e Michael Giaimo, a primeira coisa foi: vamos acertar o cabelo e o vestido”, esclareceu Goldberg (via Polygon).
O diretor de restauração da The Walt Disney Studios, Kevin Schaeffer, ainda comenta que não sabe o verdadeiro motivo para as cores da personagem terem sido tão distorcidas ao passar dos anos. Porém, com o início dos trabalhos, ele decidiu que deveria retornar aos tons originais.
“Eric trouxe algumas artes da biblioteca de pesquisa de animação [do Congresso] que diziam: Esta é a cor do cabelo. Este é o vestido da mãe. Isso realmente nos ajudou a fixar isso e voltar ao que realmente deveria ser, e ao que era originalmente”, finalizou.