Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Lilo e Stitch

Lilo e Stitch: o final de Jumba que é dirente na animação e no live-action

Descubra qual é o novo destino de Jumba Jookiba no live-action de "Lilo e Stitch", que é completamente diferente da animação de 2002

por Daniela Bazi

Publicado em 24/05/2025, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jumba, personagem de 'Lilo e Stitch' - Reprodução/Disney
Jumba, personagem de 'Lilo e Stitch' - Reprodução/Disney

Na última quinta-feira, 22, chegou aos cinemas brasileiros o filme “Lilo e Stitch”, adaptação live-action da clássica animação da Disney lançada originalmente em 2002, responsável por apresentar a história sobre uma amizade improvável entre uma garotinha havaiana e um alienígena rebelde criado como um experimento de laboratório.

A produção é protagonizada por Maia Kealoha, de 8 anos, estreante responsável por dar vida à Lilo, e Chris Sanders, ator que volta ao papel de Stitch, além de co-dirigir a trama ao lado de Dean Fleischer Camp.

Assim como as mais recentes adaptações da Disney, boa parte do filme continua com a mesma história apresentada na animação, porém, contando com algumas pequenas alterações, que vão desde as mais sutis às mais notáveis.

[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS]

Entre algumas alterações, estão a chegadas de novos personagens, a ausência de alguns nomes apresentados na animação, a exclusão do hobbie de fotografia de Lilo, a alteração de determinadas cenas, entre outras. No entanto, uma das mudanças mais notáveis é relacionada à Jumba Jookiba, o cientista chefe da Indústria de Defesa Galáctica responsável por criar Stitch.

As diferenças entre Jumba na animação e no live-action

Durante o filme de 2002, Jumba é enviado à Terra ao lado de Pleakley para tentar capturar Stitch e levá-lo de volta para a Grande Conselheira, onde ele seria oficialmente enviado para cumprir exílio isolado em um planeta deserto. Enquanto está por aqui, ele realmente tenta cumprir sua missão, porém, acaba tendo uma redenção no final e também passa a integrar a família de Lilo e Nani.

Já no live-action, a situação é um pouco diferente. Isso porque, na nova versão, o papel de vilão acaba sendo entregue à Jumba, visto que Gantu, o capitão da Federação Galáctica Unida e principal antagonista do desenho, foi cortado da produção.

Cena da animação 'Lilo & Stitch' (2002)
Gantu, vilão da animação 'Lilo & Stitch' (2002) - Reprodução/Disney

Com isso, apesar de ainda contar com algumas cenas cômicas, o filme de 2025 mostra um personagem mais determinado a capturar o Stitch, para evitar que a Grande Conselheira destruísse seu laboratório, fazendo o que fosse necessário para pegar o alienígena — até mesmo aprisionando Pleakley quando a governante disse que ele havia falhado, e que deveria ser preso e enviado novamente ao espaço para ser julgado.

Quando a Grande Conselheira finalmente vem à Terra para finalizar a missão pessoalmente, ela acaba prendendo Jumba e determina que Stitch pode cumprir seu exílio por aqui, com Pleakley também sendo autorizado a permanecer para que o vigiasse. Dessa forma, diferente da animação, o alienígena cientista não tem a oportunidade de se redimir e fazer parte de uma família.

Cena da animação 'Lilo & Stitch' (2002)
Cena da animação 'Lilo & Stitch' (2002) - Reprodução/Disney

Mais sobre 'Lilo e Stitch'

Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, o live-action de "Lilo e Stitch" conta com a seguinte sinopse: "Lilo & Stitch conta a história da amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo que parece um cachorro. Stitch, o experimento 626, é um extraterrestre expressivo que é adotado como animal de estimação por Lilo, uma imaginativa e rebelde garota havaiana, e juntos eles descobrem o significado de família. O jeito extrovertido de Lilo mais do que corresponde à energia caótica do pequeno monstro peludo e impulsivo que está sendo caçado pelos agentes da Federação Galáctica Unida. A amizade incomum entre os dois provoca uma série de confusões e problemas até com a assistente social que cuida de Lilo, observando seu bem-estar ao lado da irmã Nani, sua tutora legal desde a morte dos pais."