Conheça alguns dos grandes idols da indústria do k-pop que precisaram passar por longos anos de treinamento antes de estrear
Publicado em 13/03/2025, às 15h39 - Atualizado em 14/03/2025, às 11h07
Se tornar um idol de k-pop pode ser muito mais difícil do que muitos imaginam. Isso porque, para se tornar um astro da música pop sul-coreana, os aspirantes a artistas precisam passar por um período de treinamento, onde receberão aulas de tudo o que é necessário para virar uma estrela, incluindo dança, canto, línguas, atuação e muito mais.
Este período, no entanto, não vem com a certeza do debut, e também não possui uma média de duração. Para começar, ser aceito como trainee já é algo muito difícil, visto que as avaliações para conseguir entrar em uma empresa costumam ser muito rígidas e com vagas limitadas, disputadas por dezenas de pessoas.
Já durante o treinamento, após serem aceitos, todos os meses os trainees serão avaliados por executivos e produtores da agência, para acompanhar a evolução dos futuros artistas e quais serão as pessoas que poderão ser selecionadas para integrar o novo grupo. Caso os empresários concluam que alguém não está mais evoluindo, ou apenas não está atingindo as expectativas, a pessoa é descartada e tem seu contrato finalizado.
Além de enfrentar a pressão das avaliações e o medo do descarte, os trainees também precisam viver com a incerteza, visto que eles não possuem qualquer previsão de quando poderão debutar, ou se terão a chance de realizar seus sonhos.
É por este motivo que, muitas vezes, escutamos histórias de idols que passaram muitos anos treinando, coincidindo este período com o de outros artistas que estrearam antes, como é o caso de Bang Chan, do Stray Kids, que debutou apenas em 2018, mas treinou na mesma época que os integrantes do GOT7, TWICE e DAY6.
Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 10 idols que passaram por longos períodos de treinamento para que pudessem se tornar astros do k-pop. Confira!
Ver essa foto no Instagram
Kim Ji-hyun, conhecido mais como G.Soul, treinou por longos 15 anos na JYP Entertainment, até debutar como solista em 2015 com o EP “Coming Home”. Depois de sua estreia, ele permaneceu por apenas mais dois anos na agência, e hoje faz parte da H1her Music.
Líder do BIGBANG e considerado como um dos maiores nomes do k-pop, G-Dragon foi trainee por 11 anos, onde em cinco deles treinou na SM Entertainment, e os últimos seis na YG Entertainment, antes de seu debut em 2006.
Antes de debutar em 2015 como líder do TWICE, Jihyo treinou por 10 anos, iniciando sua trajetória em busca do sonho de ser idol com apenas 8 anos na SM Entertainment, onde permaneceu por um ano. Logo após, entrou na JYP Entertainment no mesmo dia que Sunmi, do Wonder Girls, e passou a ter aulas ao lado de outros grandes artistas da empresa, como integrantes do próprio Wonder Girls, do miss A e do 2PM.
Johnny é considerado o artista que possui o maior tempo de treinamento na SM Entertainment, segundo o Koreaboo, totalizando 9 anos. Ele entrou para a empresa em 2008, ano de estreia do SHINee, e quase debutou com o EXO em 2012, mas não se sentia preparado, então esperou por mais alguns anos até estrear com o NCT em 2017.
Main vocalist do (G)I-DLE, antes de assinar com a Cube Entertainment, Miyeon treinou por 5 anos na YG Entertainment, e quase debutou no BLACKPINK. No entanto, ela decidiu deixar a empresa em 2015, assinando com a agência no qual debutaria ao lado de Soojin, Minnie, Soyeon, Yuqi e Shuhua em 2018.
Shownu, líder do MONSTA X, precisou treinar por 7 anos antes de realizar sua tão sonhada estreia, onde por dois anos foi trainee da JYP Entertainment, antes de assinar com a Starship Entertainment.
Seulgi entrou para a SM Entertainment apenas em 2009, após ser aprovada em uma das famosas audições de sábado, conhecidas por serem extremamente difíceis, no entanto, a garota já treinava desde 2007. Antes de debutar como main dancer do Red Velvet em 2014, ela treinou por sete anos.
Jennie percebeu que queria investir em sua carreira de cantora enquanto estava fazendo intercâmbio na Nova Zelândia. Com isso, em 2010, ela voltou para a Coreia e fez uma audição para a YG Entertainment, onde foi aprovada, treinando por seis anos até debutar com o BLACKPINK em 2016.
Entre todos os 13 integrantes do SEVENTEEN, o líder S.Coups é o que possui o maior tempo de treinamento: 6 anos. Sendo um dos primeiros trainees da PLEDIS Entertainment, o astro quase chegou a debutar com o NU’EST em 2012, mas acabou ficando de fora da line-up final e só estreou em 2015.
Líder do EXO, Suho também é o integrante que possui o maior tempo de treinamento dentro de seu grupo: pouco mais de 6 anos. Ele entrou para a SM Entertainment no ano de 2006, quando tinha apenas 16 anos.