Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Ganhar ou Perder

Ganhar ou Perder: 5 coisas que você precisa saber sobre a animação

Descubra quem são os personagens, quais são os nomes envolvidos e muito mais detalhes sobre a primeira série animada da Pixar: 'Ganhar ou Perder'!

por Izabela Queiroz

Publicado em 07/02/2025, às 16h22 - Atualizado às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Ganhar ou Perder" - Reprodução/Pixar/Disney
Cena de "Ganhar ou Perder" - Reprodução/Pixar/Disney

A Pixar já é consolidada no mundo cinematográfico! Acontece que o estúdio tem diversos filmes aclamados pelo público e pela crítica como "Toy Story" (1995), "Divertida Mente (2015)" e "Viva – A Vida é uma Festa" (2017), por exemplo, que alcançam grandes números em bilheteria e se destacaram em eventos que reconhecem os melhores títulos que esteiam nas telonas, afinal, essas tramas venceram até mesmo o Oscar, a maior premiação do cinema.

Com quase quarenta anos de criação, a Pixar agora está prestes a dar mais um passo, ampliando os formatos que suas histórias são lançadas com a sua primeira animação no formato seriado: "Ganhar ou Perder", que deve chegar ao catálogo do Disney+ em breve, apresentando um enredo inédito.

Pensando nesse lançamento, a RECREIO reuniu uma lista com 5 coisas que você precisa saber sobre a animação; confira:

1. Quem está por trás de 'Ganhar ou Perder'

A animação foi escrita e dirigida por Carrie Hobson (Luca) e Michael Yates (Soul), nomes que aparecem nos créditos de diversos outros títulos das produções Pixar como "Carros 3" e "Toy Story 4". A produção fica a cargo de David Lully, quem trabalhou em títulos como "Divertida Mente", "Procurando Dory" e "Viva – A Vida é uma Festa", enquanto a música vem do compositor Ramin Djawadi com canções originais de CAMPFIRE e Djawadi.

2. A história de 'Ganhar ou Perder'

A série apresenta os Pickles, um time misto de softball de uma escola de ensino fundamental. Para desenvolver o enredo, oito personagens diferentes serão acompanhados durante a semana que antecede o jogo do campeonato, mostrando a perspectiva de cada um deles com relação ao grande evento de forma emocional e divertida.

“Eu joguei softball quando era criança e essa foi uma oportunidade para criar um mundo muito específico”, disse Carrie Hobson em um comunicado a imprensa justificando o universo escolhido para incluir o enredo. “Existem tantas facetas nos esportes que eu adoro: eles podem trazer à tona o melhor e o pior de uma pessoa; a pessoa mais tranquila de todas pode perder a calma. E quando se trata de perder ou ganhar, também falamos do tudo ou nada. Nós sentimos que essa era a melhor arena para os temas que amamos”.

Cena de "Ganhar ou Perder"
Cena de "Ganhar ou Perder" - Reprodução/Pixar

Para contar essa história, cada episódio será focado em uma figura importante para o jogo, como as crianças, os pais e até mesmo o árbitro, trazendo cada história inserida em um estilo visual único.

A escolha de aborda diferentes pontos de vista foi justificada por Yates: “Nós dois [Yates e Carrie] éramos artistas de história e conversávamos sobre muitas coisas que aconteciam no filme, e também sobre coisas que aconteciam no mundo, como eventos atuais e notícias. Nós sempre tínhamos reações diferentes ou interpretações diferentes da mesma reunião. Um de nós dizia: ‘Foi ótimo!’ e o outro: ‘Não! Do que você está falando? Foi terrível!’. Nós percebemos que nossas experiências pessoais mudam nossa percepção de uma situação. Queríamos contar uma história que ilustrasse tudo isso”.

3. O arco removido de 'Ganhar ou Perder'

Uma das tramas envolveria o tema transição de gênero, mas um porta-voz da empresa confirmou que o arco foi removido."Quando se trata de conteúdo animado para um público mais jovem, reconhecemos que muitos pais preferem abordar certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos e no momento que considerarem adequado", revelou ao The Hollywood Reporter.

Uma fonte próxima do projeto afirmou ainda que o personagem continua no enredo, mas "algumas falas que faziam referência à identidade de gênero foram removidas".

4. Quem são os personagens?

Segundo o Collider, apenas dois personagens foram identificados pelas funções que têm no time: o árbitro Frank, interpretado por Will Forte no elenco de vozes original e Rachelle, uma apanhadora que ganha voz por Milan Elizabeth Ray.

Já no IMDB, estão listados os seguintes nomes:

  • Taylor, interpretada por Kyliegh Curran;
  • Yuwen, vivida por Izaac Wang;
  • Sweaty, papel de Jo Firestone;
  • Frank, cuja voz vem de Josh Thomson;
  • Kai, interpretado por Chanel Stewart;
  • Lena, que ganha vida por Erin Keif;
  • Laurie, retratada por Rosanna Jean Foss;
  • Pai do Jun, interpretado por Edward Hong.
Cena da série 'Ganhar ou Perder'
Cena da série 'Ganhar ou Perder' - Reprodução/YouTube/Disney+ Brasil

5. Qual a data de estreia de 'Ganhar ou Perder'

A série será disponibilizada no Disney+ em 19 de fevereiro de 2025.