Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Caverna do Dragão

Caverna do Dragão: 5 teorias sobre o final da animação

Sem final por 40 anos; descubra quais foram as teorias criadas por fãs para tentar encerrar o universo de 'Caverna do Dragão' na TV

por Izabela Queiroz

Publicado em 16/12/2024, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Caverna do Dragão' - Reprodução/BVS Entertainment Hasbro Studios
Cena de 'Caverna do Dragão' - Reprodução/BVS Entertainment Hasbro Studios

Sabia que a animação "Caverna do Dragão" finalmente ganhará um final? A série de animação lançada em 1985 teve 27 episódios, mas a trama que deveria encerrar a aventura de Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila no Reino, nunca foi tirada do papel — pelo menos não até agora, pois Jovem Nerd e Azaghal, os criadores do portal Jovem Nerd, confirmaram que o desenho ganhará um final oficialmente por meio da parceria com a Ogilvy Brasil e a Hasbro, onde um capítulo será criado em Stop Motion pelo estúdio Os Bonequinhos; relembre o trailer:

A dupla ainda garantiu que os dubladores Marlene Costa (Sheila), Mário Jorge (Eric), Mônica Rossi (Diana), Ricardo Schnetzer (Hank) e Nizo Netto (Mago Presto) retornarão ao estúdio para dar voz aos personagens, enquanto Pedro Alcântara e Miguel Rosenberg são as novas escolhas para dublar Bobby e o Mestre dos Magos respectivamente. Não há data de estreia divulgada.

Ainda que a notícia tenha acalentado os corações daqueles que sempre sonharam em ver o que acontece com a turma que foi parar nesse mundo chamado Reino por meio de um portal mágico encontrado por acaso em um brinquedo de um parque de diversões, foram necessários 40 anos para que surgisse a oportunidade de dar um ponto final na história.

Como resultado, as últimas décadas foram regadas por discussões entre fãs em fóruns e fandoms, visto que, sem respostas para o que aconteceu com o sexteto que era guiado pelo Mestre dos Magos, diversas teorias foram criadas para tentar explicar quais eventos encerrariam o enredo; confira 5 delas abaixo:

1. A história se passa no inferno

Talvez a teoria mais popular de "Caverna do Dragão" é que tudo o que foi exibido nas telinhas se passa, na verdade, no inferno. Isso porque é cogitado que as crianças não tenham atravessado um portal para uma realidade diferente, mas sim, tenham passado para o local pós-morte ao sofrerem um acidente na montanha-russa do parque de diversões e, ao invés do céu, tenham ido para o inferno, pois, por algum motivo não especificado, não eram 'bons meninos'.

2. Anjo e demônio

Com a história ambientada no inferno, há duas possibilidades para quem realmente eram o Mestre dos Magos e o Vingador. Uma delas, explica que o primeiro seria um anjo que desceu dos céus para tentar levar as crianças para o céu, enquanto o outro seria a encarnação do Diabo. Já a última defende que os dois eram a mesma pessoa, o demônio, e que assumia as duas formas para se divertir enquanto testava as crianças, como explica o portal Rolling Stone Brasil.

3. Unicórnio Uni era um vilão?

Continuando a narrativa no local subterrâneo habitado pelos mortos, é suposto ainda que o Unicórnio Uni também era um dos vilões da trama, agindo em discordância com o Anjo/Mestre dos Magos.

Isso porque, fingindo que poderia ajudá-los a voltar para casa, Uni enganava as crianças e atrapalhava o progresso que haviam feito, os impedindo de sair de lá.

4. Tudo não passou de um jogo

A animação é uma adaptação do universo do jogo de RPG da década de 1970, "Dungeons & Dragons", o que levantou a suspeita de que todas as aventuras são, na verdade, fruto da imaginação das crianças enquanto se divertem com esse formato de game cuja principal característica é que os jogadores interpretem os personagens e criem uma narrativa colaborativa.

Dessa forma, o fim da série animada esclareceria que tudo não passou de um jogo mostrando as crianças terminado de jogar e retornando para casa.

5. Complicações judiciais?

Há por fim a teoria de que o final nunca chegou ao fim devido a possíveis complicações judiciais enfrentadas pela CBS, a produtora, que teria sido processada por pais que alegavam que animação teria influenciado na morte dos filhos. Com isso, a emissora teria optado por interromper o programa.