Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, 'Luca', da Pixar, tem inspiração no mundo real?

Muitos filmes da Pixar recebem alusões a experiências que realmente aconteceram; descubra se esse foi o caso de 'Luca'!

Redação Publicado em 09/10/2024, às 16h25 - Atualizado em 05/11/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Luca (2021) - Divulgação/Pixar
Imagem promocional de Luca (2021) - Divulgação/Pixar

Dentro da Pixar, é possível encontrar diversos filmes que tiveram inspirações no mundo real, como 'Up — Altas Aventuras', onde o personagem Russell teve o diretor Peter Son como modelo para o desenvolvimento das características físicas, enquanto o vilão do filme, Charles Muntz, foi inspirado em Charles Mintz, um antigo diretor.

Dessa forma, sempre que uma nova animação surge, é comum que uma das principais curiosidades que os fãs se esforçam para descobrir é quais são as inspirações por trás dos novos títulos — não sendo diferente de quando "Luca" estreou em 2021, já que a trama repleta de aventuras vividas na Itália pelo personagem título e seu melhor amigo, Alberto, gerou dúvidas sobre a existência de conexões com histórias que realmente aconteceram.

Afinal, 'Luca', da Pixar, tem inspiração no mundo real?

A verdade é que sim, 'Luca' tem inspiração no mundo real! Essa ligação se dá por meio da relação da amizade de dupla principal, visto que essa foi inspirada na experiência do diretor Enrico Casarosa, que cresceu em Gênova com seu melhor amigo — cujo nome é o mesmo do amigo de Luca, Alberto.

"Meu melhor amigo Alberto era um pouco encrenqueiro, (enquanto) eu era muito tímido e tinha uma vida um pouco protegida — não poderíamos ter sido mais diferentes. Alberto me colocou para fora da minha zona de conforto, e me empurrou de muitos penhascos, metaforicamente e não. Eu provavelmente não estaria aqui se não aprendesse a perseguir meus sonhos com ele", disse Casarosa em trecho repercutido pelo portal AdoroCinema.

Vale lembrar que, no filme, Luca e Alberto são monstros marinhos que ganham formas humanas em terra firme, mas só decidem explorar a cidade fictícia de Portorosso juntos com o incentivo de Alberto, que estimula Luca a descobrir mais sobre o mundo com histórias fantasiosas que eram alimentadas por um grande desejo do personagem título: ter uma motocicleta vermelha conhecida como Vespa.

Como resultado, eles exploram a cidade e conhecem Giulia, que acaba completando o trio que só quer se divertir e comer bem — algo que seria fácil de realizar se não fosse o segredo de Luca e Alberto: embaixo d'água, eles são verdadeiros monstros marinhos.

Além das personalidades de Luca e Alberto, outra inspiração real pode ser notada, já que a cidade de Portorosso surgiu através dos atributos que podem ser notados na região de Cinque Terre, que fica em Ligúria, no Norte da Itália, e reúne as vilas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.

Portorosso é um mistura de todas as cinco, é como se tivéssemos criado nossa sexta vila. Com certeza, o mais marcante e famoso da região é o molho pesto. A gente tenta mostrar isso no filme, da relação da família com esse prato, além da vida portuária, dos pescadores e de toda a cultura que gira em torno dessa relação com o mar", contou Enrico Casarosa ao oGlobo.

"Luca" está disponível no catálogo do Disney+.

Leia também: Como a animação Luca se encaixa na Teoria da Pixar?