Há exatos 12 anos, estreava a história de Mérida, a princesa escocesa da Disney e Pixar
Publicado em 22/06/2024, às 09h00
Há exatos 12 anos, a Disney e Pixar lançava 'Valente', um filme que trazia a história de uma nova princesa bem diferente daquilo que estávamos acostumados a acompanhar. Mérida, foi a primeira princesa da Disney que não contou com um interesse amoroso em sua trama, sendo também a primeira animação da Pixar onde uma garota era a protagonista.
Celebre esta data tão especial com 5 curiosidades sobre a animação!
Muita gente acredita que, quando MacGuffin começa a falar, ele não está falando coisas com sentido — mas eles estão completamente errados! Na realidade, o personagem está se comunicando com um dialeto escocês real chamado “dórico”. Segundo o site MentalFloss, a ideia foi sugerida pelo ator Kevin McKidd, que é da Escócia, e escutava seu avô falar no dialeto quando era mais novo.
Como já é de costume na Disney, a equipe de produção de Valente decidiu viajar para a Escócia com o intuito de estudar o país e trazer mais realismo para o filme. Enquanto estavam lá, eles visitaram castelos antigos, coletaram informações sobre a fauna e a flora, e até fizeram anotações sobre como a luz do sol era refletida em paredes de pedra durante o dia. Tudo para que o filme saísse nada menos que perfeito!
Inicialmente, os roteiristas pretendiam que boa parte do filme acontecesse durante a neve, como resultado de um feitiço feito pela bruxa que afetou todo o reino de DunBroch. Porém, os profissionais decidiram mudar de ideia para que conseguissem mostrar de forma mais clara todas as belezas das paisagens escocesas.
Durante a produção do filme, a Disney precisou criar um sistema novo apenas para conseguir animar o cabelo de Mérida, que possui cerca de 1.500 cachos da forma mais realista possível, já que o antigo não era bom o suficiente para aquilo que eles queriam. O nome do programa se chama Taz, como uma querida homenagem ao clássico personagem de Looney Tunes.
Apesar de ter sido inspirado no castelo de Eilean Donan, que existe de verdade em uma ilha no oeste da Escócia, o palácio de DunBroch foi criado completamente do zero! A equipe de animação criou tudo através de modelos 3D feitos no computador, desde a arquitetura da construção até as tapeçarias e os musgos presentes nas paredes.
O desenhista de produção Steve Pilcher disse ao site oficial da Pixar que “Não queríamos que o castelo fosse novo. De jeito nenhum! Queríamos que estivesse lá há algumas centenas de anos antes de o filme acontecer”.