Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 momentos marcantes do k-pop em 2024

Relembre alguns dos principais momentos de 2024 que marcaram a indústria do k-pop e repercutiram internacionalmente entre os fãs

por Daniela Bazi

Publicado em 18/12/2024, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jin e J-Hope do BTS, NewJeans e BIGBANG - Han Myung-Gu/Getty Images e Reprodução/X/YouTube/Mnet K-POP
Jin e J-Hope do BTS, NewJeans e BIGBANG - Han Myung-Gu/Getty Images e Reprodução/X/YouTube/Mnet K-POP

O ano de 2024 foi repleto de emoção para os fãs de k-pop! Ao longo dos meses, os admiradores da música pop sul-coreana tiveram a oportunidade de se emocionar, divertir e aproveitar as centenas de lançamentos que dominaram as paradas musicais, além de curtir os shows de seus artistas favoritos que retornaram ou vieram pela primeira vez ao Brasil.

Muito mais do que apenas música, a indústria do k-pop também contou com uma série de controvérsias que repercutiram internacionalmente, e ainda geram comentários nas redes sociais.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 acontecimentos do k-pop que marcaram o ano de 2024. Relembre!

1. Dispensa militar Jin e J-Hope, do BTS

Em 2023, os ARMYs precisaram dar um adeus temporário aos integrantes do BTS, quando todos iniciaram seu alistamento militar obrigatório. Já em 2024, os dois primeiros membros finalmente retornaram às atividades como idol: Jin e J-Hope.

Jin e J-Hope em suas dispensas militares
Jin e J-Hope em suas dispensas militares - Divulgação/HYBE e Han Myung-Gu/Getty Images

Jin foi o primeiro a ser liberado, sendo dispensado no mês de junho, onde foi recepcionado por todos os outros integrantes. Já J-Hope concluiu seu serviço em outubro, contando com a presença do membro mais velho no dia de sua saída. Agora, os fãs precisarão esperar até junho de 2025 para finalmente receber RM, Suga, Jimin, V e Jungkook.


2. Reunião 2NE1 e BIGBANG

Nos últimos tempos, reuniões de grupos icônicos de gerações anteriores têm se tornado cada vez mais comuns. Contudo, o que muitos não esperavam é que, no mesmo ano, poderíamos vivenciar o reencontro do 2NE1 e do BIGBANG, dois dos principais conjuntos da segunda geração, formados pela YG Entertainment.

Apesar da empresa ter anunciado o disband do 2NE1 em 2016, o girlgroup se reuniu em 2024 para celebrar seus 15 anos de debut com uma turnê comemorativa. Já o BIGBANG realizou sua primeira performance com apenas três integrantes no MAMA Awards 2024, onde, além de apresentarem alguns de seus maiores hits, como “BANG BANG BANG” e “Fantastic Baby”, G-Dragon, Taeyang e Daesung também performaram a nova música “HOME SWEET HOME”.


3. Conflito NewJeans X ADOR X HYBE

Em abril, os fãs de k-pop foram surpreendidos com a revelação de que a HYBE teria iniciado uma investigação contra Min Hee Jin, CEO da ADOR na época, por supostamente tentar transformar a empresa como independente. A empresária rebateu a alegação negando a informação, e acusando o conglomerado de plagiar o conceito do NewJeans para outros grupos da marca e por mau gerenciamento.

Após ser destituída do cargo de CEO, as integrantes do NewJeans, que apoiaram Hee Jin desde o início, passaram a se pronunciar de forma mais aberta sobre o assunto no mês de setembro, ao realizarem uma transmissão ao vivo pedindo pelo retorno da produtora, demonstrando descontentamento com a nova gestão da ADOR e também acusando a HYBE de mau gerenciamento.

Integrantes do NewJeans e Min Hee Jin nos bastidores do Lollapalooza
Integrantes do NewJeans e Min Hee Jin nos bastidores do Lollapalooza - Reprodução/X

Depois de uma série de processos, e com a HYBE e a ADOR não respondendo aos pedidos das artistas, em 28 de novembro, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein anunciaram que estavam deixando as empresas, encerrando seus contratos exclusivos, e que seguiriam suas atividades como artistas independentes.

Já no início de dezembro, a ADOR entrou com um processo judicial contra o quinteto para confirmar a validação do contrato exclusivo com o grupo, que, segundo as integrantes, não seria mais válido após a agência violar o contrato. O caso ainda segue em andamento.


4. Shows no Brasil

O famoso “Come to Brazil” (Venha ao Brasil, em livre tradução) foi muito real em 2024! Neste ano, os fãs de k-pop foram agraciados com a vinda de inúmeros artistas ao nosso país, com shows incríveis que arrastaram multidões. Dentre eles, tivemos:

  • TWICE
  • Mark Tuan (GOT7)
  • BamBam (GOT7)
  • IVE
  • Cha Eunwoo
  • Jun.K (2PM)
  • NTX
  • Chuu (LOONA)
  • NCT DREAM
  • Dreamcatcher
  • ARTMS
  • A.C.E
  • EVERGLOW
  • Billlie

5. Caso Taeil

Em 28 de agosto, a SM Entertainment emitiu um comunicado anunciando a saída de Taeil do NCT, devido a uma grave acusação de crime sexual.

[CUIDADO! O TEXTO PODE CONTER CONTEÚDO SENSÍVEL]

Segundo informações repercutidas pelo portal Soompi, o idol estaria sendo investigado por um possível envolvimento em uma agressão sexual grave contra uma mulher embriagada ao lado de dois outros homens, que seriam seus conhecidos. O caso, que segue em investigação, foi transferido para o Gabinete do Promotor Público do Distrito Central de Seul no dia 12 de setembro.

Em 16 de outubro, a SM emitiu um novo comunicado, anunciando a rescisão do contrato do artista. Na declaração, a empresa disse: “Taeil está atualmente sob investigação da promotoria por um caso criminal. Isso não apenas constitui fundamento para rescisão sob nosso contrato, mas também torna impossível manter a confiança nele como artista. Como resultado, ambas as partes concordaram mutuamente em rescindir o contrato”.

Leia também: 5 debuts que marcaram o ano de 2024