Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 mães da Pixar que se tornaram inesquecíveis

Relembre algumas mães apresentadas nas animações do estúdio Pixar que todo mundo ama e são completamente impossíveis de se esquecer

por Daniela Bazi

Publicado em 12/05/2025, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andy e sua mãe, Sra. Davis, em 'Toy Story 3' (2010) - Reprodução/Pixar
Andy e sua mãe, Sra. Davis, em 'Toy Story 3' (2010) - Reprodução/Pixar

Desde o lançamento de seu primeiro longa-metragem, “Toy Story”, em 1995, a Pixar ficou conhecida por suas animações que, além de apresentar histórias divertidas e engraçadas, também contam com importantes lições de vida para a família inteira.

Para conseguir transmitir a mensagem desejada, o estúdio busca criar personagens com diferentes personalidades que, apesar de serem únicos, conseguem refletir características importantes da vida real, com as mães sendo um dos grandes exemplos deste fato.

Em inúmeros filmes, podemos encontrar mães com diferentes personalidades ou histórias, mas que sempre compartilham uma semelhança: o amor incondicional por seus filhos. Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 mães da Pixar que se tornaram inesquecíveis para você relembrar!

1. Coral

Mãe de Nemo, Coral só aparece no filme “Procurando Nemo” por poucos minutos logo no início do longa. Isso porque, no começo da produção, a personagem é apresentada, onde descobrimos que ela e seu marido, Marlin, estão prestes a se tornar papais.

Cena de 'Procurando Nemo'
Cena de 'Procurando Nemo' - Reprodução/Disney

Os ovos do casal são colocados para chocar em uma anêmona, porém, o que era para ser o começo de uma bela história se transformou em um trauma. Isso porque, certo dia, o local acaba sendo atacado por uma barracuda e, enquanto tentava proteger os filhotes que ainda nem nasceram, a peixinha e os ovos são pelo predador, restando apenas um: Nemo.


2. Helena Pêra

A matriarca da família Pêra, Helena, reflete uma característica clássica de toda mãe: precisar se desdobrar entre os cuidados com os filhos e com a casa, e o trabalho. Isso porque, além de ser mãe de Violeta, Flecha e do pequeno Zezé, ela também é uma super-heroína de verdade, conhecida como Mulher Elástica.

Cena da animação 'Os Incríveis' (2004)
Família Pêra, da animação 'Os Incríveis' (2004) - Reprodução/Pixar

No segundo filme, inclusive, seu marido, Beto, troca de lugar com ela, deixando que a esposa embarque em uma missão, enquanto ele fica em casa cuidando das crianças, comprovando que o esforço da esposa para dar conta de tudo é extremamente admirável.


3. Jenny

Em “Procurando Nemo”, descobrimos que Dory acabou se perdendo de seus pais ainda quando era um filhotinho e, devido sua perda de memória recente, ela acabou se esquecendo de como seus progenitores eram, e nunca conseguiu reencontrá-los.

Cena da animação 'Procurando Dory' (2016)
Cena da animação 'Procurando Dory' (2016) - Reprodução/Pixar

Já no seu spin-off, “Procurando Dory”, temos a chance de conhecer um pouco mais sobre esse seu passado. No filme, descobrimos que sua mãe se chamava Jenny e que, desde sempre, se preocupava com o futuro de sua filha e como os outros a tratariam por ela ser diferente.


4. Jill Andersen

Personagem de “Divertida Mente”, Jill Andersen é a mãe de Riley, sendo uma mulher bastante compreensiva e intuitiva. Quando a família se muda para uma nova cidade devido ao trabalho do pai, Jill logo percebe que a filha não está bem e tenta ajudar a garota, sem invadir seu espaço pessoal.

Brincadeira de Riley e seus pais em cena de "Divertidamente"
Brincadeira de Riley e seus pais em cena de "Divertidamente" - Reprodução/ Disney

Além disso, a mulher sempre faz questão de apoiar Riley em seu amor pelo hóquei, a levando em testes para times e a entusiasmando quando as coisas não dão certo, e ainda tenta entender sua mudança de sentimentos com a chegada da tão temida pré-adolescência.


5. Sra. Davis

Sra. Davis foi a primeira mãe a ser retratada nos longas da Pixar. Mãe de Andy e Molly, em “Toy Story”, ela não tem muito de sua história revelada nas tramas, visto que as obras são focadas nos brinquedos. No entanto, sabemos que ela cuida de seus filhos sozinha, já que em nenhum dos quatro filmes lançados o pai da família aparece ou é citado.

Sra. Davis, Andy e Molly
Sra. Davis, Andy e Molly - Reprodução/Pixar

Mesmo sendo mãe solo, ela faz de tudo para o melhor de seus filhos, priorizando os sentimentos das crianças. Certa vez, ela até chegou a recusar uma oferta alta de dinheiro para vender o boneco favorito de Andy, apenas para não ver seu filho triste.