As redes sociais abriram espaço para diversos conteúdos sobre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Ainda que tenha ganhado relevância, muitas publicações sobre o assunto são falsas. É com este objetivo que a Apsen criou o projeto ‘TDAH Levado a Sério na Escola’, convidando profissionais de saúde com especialidade no transtorno para um debate com educadores de diferentes escolas.
Uma das questões mais abordadas diz respeito às causas do TDAH. Para esclarecer o surgimento do transtorno, a Apsen convidou o psiquiatra Sérgio Nolasco, especialista em psiquiatria da infância e adolescência, para conversar com os professores do Colégio Santa Maria, na Zona Sul de São Paulo.
“Não tem nada que cause TDAH. Todas as patologias tendem a ser multifatoriais. O que é importante entender é que se trata de um distúrbio neurobiológico e é um transtorno do neurodesenvolvimento – são os transtornos que são apresentados desde o início da vida de uma criança, com alterações do sistema nervoso central e independe da fase que vai aparecer”, explica o médico.
É um transtorno de aprendizagem?
O especialista ressaltou ainda que, diferente do senso comum e dos conteúdos disseminados nas redes sociais, TDAH não é um transtorno de aprendizagem. “TDAH é uma patologia do neurodesenvolvimento que causa muitos prejuízos a uma pessoa, entre eles o prejuízo na aprendizagem”, afirma.
Embora o déficit de aprendizagem seja comum, o TDAH carrega outras várias comorbidades e, por isso, precisa ser tratado. “Dados mostram que 80% das crianças com TDAH que não são tratadas, vão procurar um psiquiatra na vida adulta por outras patologias, geralmente mais complexas. Estamos falando de 80%! Imagina a incidência de outros problemas de saúde mental, comportamental, de prejuízo ao longo da vida, que serão muito mais frequentes do que a questão da educação – que também é importante”, destaca Sérgio.