Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 filmes da Disney que não possuem romance

Ainda que seja um recurso muito usado pela Disney, o romance não aparece em todas as produções do estúdio; veja 5 delas em que isso acontece!

por Izabela Queiroz

Publicado em 19/05/2025, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Lilo & Stitch (2002) - Reprodução/Disney
Cena da animação Lilo & Stitch (2002) - Reprodução/Disney

Se tem uma coisa que a Disney sabe fazer é apresentar romances capazes de fazer os espectadores derreterem em frente as telas e suspirarem. Afinal, há histórias de amor inesquecíveis como a de Carl e Ellie, personagens que em “UP — Altas Aventuras” que tiveram o relacionamento retratado na alegria e na tristeza até que a morte os separasse, assim como jornadas repletas de aventura e parceria de Rapunzel e Flynn Ryder, de "Enrolados", e Tiana e o príncipe Naveen em" A Princesa e o Sapo".

Ainda que seja um recurso muito usado pelo estúdio, há diversas histórias lançadas nos mais de 100 anos de criação da empresa fundada por Roy e Walt Disney em que não existe a formação de casais ou a presença de sentimentos românticos entre os personagens principais, já que as tramas focam em temas diversos como o amor familiar ou a longa trajetória do autoconhecimento, por exemplo.

Pensando em histórias como essas, a RECREIO reuniu uma lista com 5 filmes da Disney que não possuem romance. Confira:

1. A Nova Onda do Imperador (2000)

A Nova Onda do Imperador
Imagem promocional da animação 'A Nova Onda do Imperador' (2000) - Divulgação/Disney

Em "A Nova Onda do Imperador", lançado em 2000, é possível conhecer o jovem e arrogante Kuzco, o qual é o Imperador de um povo dedicado durante o Império Inca. No entanto, seu reinado acaba ameaçado por um feitiço lançado por sua mentora, a bruxa Yzma, visto que esse faz com que Kuzco seja transformado em uma lhama.

Assim, para recuperar seu trono, Kuzco enfrenta uma jornada de autoconhecimento ao lado de Pacha, um humilde camponês com quem ele aprenderá lições sobre empatia e amizade, e descobrirá como ser um líder melhor para o seu povo, estando disposto a servir e ajudar a todos que precisarem.

2. Bolt — Supercão (2008)

Penny e Bolt, de 'Bolt - Supercão'
Penny e Bolt, de 'Bolt - Supercão' - Reprodução/Disney

Imagine descobrir que tudo o que você acreditou a vida toda foi uma mentira? É isso o que acontece com Bolt, cachorro que estrela o filme homônimo de 2008.

Na trama, Bolt é um cão ator de produções de ação para TV, cujas narrativas hollywoodianas são as mesmas: ele usa seus super poderes para salvar Penny, sua dona, diariamente. O que Bolt não sabia é que ele nunca teve habilidades especiais de verdade, e que sua vida repleta de façanhas inacreditáveis não passavam de ficção — algo que ele só descobre quando acidentalmente para em Nova York. 

Ao ver que há um mundo por detrás das câmeras, Bolt conta com a ajuda de novos amigos para descobrir quem realmente é e encontrar o seu propósito para viver.

3. Lilo & Stitch (2002 e 2025)

Cena da animação 'Lilo & Stitch' (2002)
Cena da animação 'Lilo & Stitch' (2002) - Reprodução/Disney

Lilo é uma garota havaiana que perdeu os pais e vê sua irmã se esforçando diariamente para criá-la sozinha — ainda que nada pareça estar ao favor das duas. Enquanto lida com seus sentimentos, ela, que é solitária e incompreendida, encontra conforto em seus hobbies: fotografar e coletar lixo reciclável para que, com o dinheiro arrecadado com a venda desses materiais, possa alimentar os peixes. No entanto, ela sente falta de uma companhia para ter com quem dividir seus passatempos, então decide adotar um cachorro, ao qual ela dá o nome de Stitch.

O que ela não sabia é que o pet, na verdade, é um experimento cientifico alienígena que parou acidentalmente na Terra, e que, para não voltar para o exílio em algum lugar distante da galáxia, se aproxima da garotinha, embarcando em uma história repleta de ação e emoção que aborda temas como pertencimento e o amor fraternal, ao mostrar que conexões reais podem mudar tudo.

Vale lembrar que a trama surgiu em formato animado em 2002, e ganhará uma versão live-action na próxima quinta-feira, 22, quando a adaptação estreia nos cinemas nacionais.

4. Irmão Urso (2003)

'Irmão Urso'
Cena da animação 'Irmão Urso' - Reprodução/ Disney

De 2003, "Irmão Urso" acompanha a história repleta de dores de Kenai, o qual viverá situações traumáticas enquanto aprende mais sobre a natureza, o amor entre irmãos e a amizade.

A sinopse diz: "Kenai é um menino Inuite muito impulsivo que é transformado em urso. Enquanto busca recuperar sua forma humana, aprende importantes lições de vida e conhece o mundo sob novas perspectivas. Impossibilitado de se comunicar com seu irmão, Kenai junta-se a Koda, um filhote de urso tagarela, para empreender uma corajosa viagem por florestas espetaculares e cenários encantadores."

5. Dumbo (1941 e 2019)

Dumbo
Cena do filme Dumbo (1941) - Reprodução/Disney

Dumbo é um bebê elefante de um circo que nasceu com orelhas enormes. Dando título a animação de 1941 e ao live-action de 2019, Dumbo sofria zombarias dos colegas devido a sua característica física que era diferente de qualquer outro ser de sua espécie. No entanto, com a ajuda de sua mãe e seu amigo, o ratinho Timóteo, ele consegue superar as adversidades, ter coragem e aceitar suas diferenças para encontrar o seu lugar no mundo ao descobrir que, usando suas orelhas, é capaz de fazer o que nenhum outro elefante consegue: voar.