Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 diferenças entre 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'

Apesar de se passarem no mesmo universo, 'Wicked' e 'O Mágico de Oz' possuem algumas diferenças notáveis. Descubra quais!

por Daniela Bazi

Publicado em 25/11/2024, às 17h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de 'Wicked' (2024) e 'O Mágico de Oz' (1939) - Reprodução/Universal Pictures/MGM
Cenas de 'Wicked' (2024) e 'O Mágico de Oz' (1939) - Reprodução/Universal Pictures/MGM

Na última semana, estreou nos cinemas mundiais a esperada primeira parte da adaptação de “Wicked”, renomado musical da Broadway que chega aos cinemas protagonizado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, atrizes responsáveis por dar vida às personagens Glinda, a Bruxa Boa do Norte, e Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, respectivamente.

A trama, que surgiu no livro homônimo escrito por Gregory Maguire e lançado em 1995, antes de ganhar os palcos pela primeira vez no ano de 2003, é inspirada em outra obra literária, lançada em 1900 pelo autor L. Frank Baum, intitulado “O Mágico de Oz”, que também ganhou uma renomada adaptação cinematográfica em 1939, com Judy Garland vivendo a adorável Dorothy.

Contudo, apesar das duas produções se passarem no mesmo universo, e possuírem muitos personagens iguais, ambas contam com algumas diferenças que muitas pessoas que estão conhecendo a história agora podem não conhecer. Confira algumas!

[CUIDADO! O TEXTO PODE CONTER SPOILERS DE ‘WICKED’]

1. A estrada de tijolos amarelos

Em “O Mágico de Oz”, Dorothy é orientada por Glinda a seguir a estrada de tijolos amarelos para chegar à Cidade das Esmeraldas, onde encontrará o Mágico de Oz. No entanto, em “Wicked”, o caminho ainda não havia sido construído, e estava sendo planejado pelo Mágico.

Estrada de tijolos amarelos em 'O Mágico de Oz' (1939)
Estrada de tijolos amarelos em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Durante o filme, quando Glinda e Elphaba finalmente se encontram com o Mágico de Oz, ele lhes apresenta uma maquete de Oz, mostrando seu novo plano de construir uma estrada de tijolos que conectará tudo e pedindo para que a dupla escolhesse uma cor, com Glinda escolhendo o amarelo.


2. Espantalho, Leão Covarde e Homem de Lata

Enquanto caminhava pela estrada de tijolos amarelos a caminho da Cidade das Esmeraldas em “O Mágico de Oz”, Dorothy conhece um Espantalho que sonha em ter um cérebro, um Homem de Lata de almeja ter um coração, e um Leão Covarde que tem o desenho de ter mais coragem. Juntos, o quarteto vai ao encontro do Mágico de Oz, que seria o único capaz de tornar seus desejos realidade.

Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939)
Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Em “Wicked”, o público descobre a origem de cada um desses personagens: o Leão Covarde foi capturado e levado enjaulado ainda filhote para uma aula na Universidade Shiz, sendo liberto por Elphaba, justificando seu medo excessivo; Boq vira o Homem de Lata após ser enfeitiçado por Nessa por decidir deixá-la, fazendo com que ela também tire seu coração; já Fiyero é transformado no Espantalho após ser acidentalmente enfeitiçado por Elphaba enquanto tentava protegê-lo.

Leão, Boq e Fiyero em 'Wicked' (2024)
Leão, Boq e Fiyero em 'Wicked' (2024) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures


3. A identidade da Bruxa Má do Leste

Logo no início de “O Mágico de Oz”, quando a casa de Dorothy é levada por um ciclone para o mundo mágico, descobrimos que a residência acabou caindo em cima da Bruxa Má do Leste, irmã da Bruxa Má do Oeste, a Elphaba, fazendo com que ela fique furiosa com a garotinha, e passe a saga inteira tentando capturá-la.

Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939)
Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Apesar de sabermos que a bruxa falecida é irmã de Elphaba, só descobrimos seu nome e mais de sua história em “Wicked”. Na produção, é explicado que a personagem se chama Nessarose, ou apenas Nessa, uma jovem cadeirante que se envolve com Boq, enquanto o garoto tentava impressionar Glinda, seu verdadeiro amor. No segundo ato da peça, ela recebe os famosos sapatinhos vermelhos que possuem superpoderes, e fazem com que ela consiga andar.

Wicked
Boq e Nessarose em 'Wicked' (2024)/ Crédito: Reprodução/Universal Pictures


4. O Mágico de Oz

No filme de 1939, o Mágico de Oz é considerado uma espécie de divindade pela população, porém, acaba sendo desmascarado como uma grande farsa por Dorothy, Espantalho, Leão Covarde e o Homem de Lata, mas, apesar de não possuir superpoderes, ele consegue ajudar o quarteto, e não é necessariamente retratado como um ser ruim.

O verdadeiro Mágico de Oz em 'O Mágico de Oz' (1939)
O verdadeiro Mágico de Oz em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Já no novo lançamento, o Mágico de Oz é o grande vilão da trama. Mesmo ainda sendo extremamente admirado pelo povo de Oz, Elphaba acaba descobrindo que ele é o responsável por ordenar que os animais falantes fossem extintos, o grande drama da primeira parte da história.


5. Amigas?

Se você assistiu apenas à “O Mágico de Oz”, nunca imaginaria que a Bruxa Boa do Norte e a Bruxa Má do Oeste poderiam ter sido amigas algum dia — mas isso realmente aconteceu.

Elphaba, Doroty e Glinda em cena de "O Mágico de Oz"
Elphaba, Doroty e Glinda em cena de "O Mágico de Oz" / Crédito: Reprodução/MGM

Em “Wicked”, acompanhamos o início da relação entre Elphaba e Glinda, que se conheceram quando ambas frequentaram a Universidade Shiz. Lá, foram designadas como colegas de quarto e, de início, realmente se odiavam, mas acabaram se aproximando após passarem um tempo juntas.

Glinda e Elphaba em cena de "Wicked"
Glinda e Elphaba em cena de "Wicked" / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Leia também: Entenda a linha do tempo completa de 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'