Descubra algumas curiosidades sobre a história e os bastidores do clássico da Disney 'Irmão Urso', que celebra 21 anos de lançamento hoje (01)
Um dos filmes mais emocionantes da Disney, e que muitas pessoas às vezes esquecem de sua existência, é “Irmão Urso”. O longa conta a história de Kenai, um jovem indígena que não gosta nem um pouco dos ursos, mas que após uma tragédia em sua vida, acaba se transformando em um. Agora, ele precisa ir até uma montanha mágica para reverter essa situação e precisará confiar no pequeno Koda, um filhote de urso que acabou de perder a mãe. Relembre o trailer!
Neste dia, 1º de novembro, há 21 anos, “Irmão Urso” estava sendo lançado mundialmente. Para comemorar esse aniversário, a Recreio separou algumas curiosidades sobre a animação que talvez você não soubesse.
A animação tem como foco uma comunidade indígena norte-americana e, por isso, a Disney recorreu ao antropólogo Angayuqaq Oscar Kawagley, que também é professor da língua Yup’ik, para abordar da maneira mais correta possível o idioma e os costumes desse povo. No final, Kawagley acabou sendo escalado para ser o narrador do filme.
A princípio, Koda se chamaria Griz, e seria um urso pardo mais velho do que conhecemos. O personagem deveria ser como um irmão mais velho de Kenai, para que existisse essa interação entre irmãos de diferentes idades. Contudo, o índio que se torna urso já é o caçula de sua família, ou seja, ele já sabia como interagir com irmãos mais velhos, e faltava saber interagir com alguém mais novo.
Assim, a Disney decidiu mudar a idade do personagem para que o protagonista aprendesse a lidar com um irmão mais novo, e amadurecesse em vários quesitos, o que vemos ao longo do filme.
Em uma cena do filme, Kenai repete uma história que foi contada por Koda, mas errando alguns detalhes de propósito, como trocar o nome de algum amigo, para que o filhote de urso pudesse corrigir a história. Mas esse “erro” não estava planejado.
Na verdade, Joaquin Phoenix, o dublador original de Kenai, errou uma fala durante as gravações e Jeremy Suarez, que dá voz a Koda, corrigiu no mesmo instante. A fala foi mantida, pois ela mostrava muito bem o relacionamento fraternal entre os personagens.
“Irmão Urso” quebrou uma regra comum das animações: ao retratar um peixe em um longa animado, se ele não for o protagonista, o animal precisa ser o mais realista possível. Isso se dá pelo fato de que nesses filmes, os peixes podem ser alimentos de outros animais e, se eles forem muito caricaturados, podem ser vistos como simpáticos. Assim, o protagonista se alimentando de um peixe fofo não seria visto com bons olhos pelos telespectadores.
O filme da Disney mostra logo no começo um peixe até que bem realista, mas as coisas mudam na cena pós-créditos. No trecho, podemos ver Koda fazendo uma paródia de um aviso de isenção de responsabilidade e garantindo que nenhum peixe foi ferido durante a realização do filme. Entretanto, é possível ouvir ao fundo um peixe pedindo ajuda enquanto foge de um urso, sendo assim, o peixe deixa de ser realista.
Confira a cena pós-créditos!
Poucas pessoas sabem, mas existe uma sequência de “Irmão Urso”. Antes da continuação ser produzida, a Disney tinha planos para fazer uma série animada sobre Kenai e Koda, e se passaria logo após os acontecimentos do primeiro filme. Porém, a produção não foi para frente.
Naquela época, surgiram rumores de que havia planos para um spin-off alternativo, que teria como protagonistas os irmãos alces Rutt e Tuke. A produção nunca foi confirmada e sequer desenvolvida.
Leia também: Além de Anna e Elsa: 5 irmãos marcantes das animações