Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Princesa e o Sapo

13 anos de 'A Princesa e o Sapo': 5 curiosidades sobre a animação

Celebre o aniversário de 'A Princesa e o Sapo' com 5 curiosidades incríveis

Redação Publicado em 11/12/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da animação 'A Princesa e o Sapo' (2009) - Divulgação/Disney
Imagem promocional da animação 'A Princesa e o Sapo' (2009) - Divulgação/Disney

Neste domingo, 11, a animação “A Princesa e o Sapo”, que conta a história da princesa Tiana, completa exatos 13 anos desde o seu lançamento nos cinemas, sendo o último filme animado no formato 2D lançado pela Disney.

Para celebrar a data tão especial, a Recreio separou uma lista incrível com cinco curiosidades sobre a clássica animação. Confira!

1. Nada de estrela

Um dos momentos mais fofos de toda a animação é a relação entre Ray, o vagalume, e a estrela Evangeline, quem ele diz ser o seu grande amor. No entanto, segundo informações divulgadas pela Rede Globo, o astro não se trata de uma estrela, e sim do planeta Vênus — fazendo referência também a deusa do amor da mitologia romana que leva o mesmo nome.


2. Inspiração para a Mama Odie

A contadora de histórias Coleen Salley, de Nova Orleans, foi a pessoa responsável por inspirar a Mama Odie, tanto na aparência quanto na voz. A mulher até chegou a se reunir diversas vezes com o diretor, no entanto, acabou falecendo tempos antes da estreia do filme.


3. Easter egg

Logo nas primeiras cenas, podemos conferir Tiana pegando um bonde para ir ao trabalho, que possui a inscrição “A113”. O número faz referência a uma sala presente no  departamento de animação no Instituto da Artes da Califórnia.

a princesa e o sapo
Crédito: Reprodução/Disney


4. Homenagem ao mestre do jazz

Louis, o crocodilo, não recebeu esse nome atoa. Ele foi nomeado desse jeito como uma homenagem ao mestre do jazz Louis Armstrong, também conhecido como 'Dippermouth', 'Satchelmouth' e 'Satchmo'. O astro faleceu no ano de 1971, deixando um grande legado na música.


5. Mais referências ao jazz

As referências ao jazz dentro de “A Princesa e o Sapo” não se resumem ao nome de Louis. A banda em que o crocodilo faz parte, Firefly Five Plus Lou, também faz alusão a uma banda de verdade de jazz, chamada Firehouse Five Plus Two, e que era formada inteiramente por funcionários dos estúdios de animação da Disney.