Muitos não sabem que esses animais têm muitas diferenças. Confira!
Redação Publicado em 08/04/2020, às 20h28 - Atualizado em 30/01/2022, às 10h00
Existem tartarugas marinhas e de água doce. As que ficam nos oceanos vivem na água (só colocam a cabeça para fora na hora de respirar) e vão para a terra botar ovos – enquanto as de água doce gostam de tomar sol nas margens dos rios e lagos onde vivem.
Elas não têm unhas e contam com patas (em formato de remo) para se moverem dentro da água. Comem moluscos, algas, peixes e crustáceos. Para esconder a cabeça, retraem o pescoço na posição vertical.
O jabuti é um bicho terrestre (não passa nenhum momento na água). Ele tem casco alto e arredondado, e as patas traseiras possuem formato cilíndrico – são parecidas com as do elefante. Nos machos, a parte de baixo do casco é côncava (voltada para dentro).
Onívoro, o jabuti come de tudo: plantas, legumes, frutas e carne. É bem lento (leva até 5 horas para percorrer 1 quilômetro) e, quando esconde a cabeça, retrai o pescoço na posição vertical.
Considerado um animal semiaquático, o cágado vive nas águas doces de rios e lagos, mas pode descansar na terra. Ele é pequeno em relação a jabutis e tartarugas: chega a 35 centímetros de comprimento. O casco é mais fino e achatado, e o pescoço é bem mais longo. Ele tem membranas entre os dedos, que ajudam na hora de nadar, e unhas para se mover melhor sobre o solo. A maioria dos cágados se alimenta de peixes. Para esconder a cabeça, dobra o pescoço de lado.
Eles sabem tecer: Saiba mais sobre o bicho-da-seda
Velozes e furiosos? Descubra as habilidades secretas dos veados
De Dinossauro a Louva-a-Deus: Veja como surgiram os nomes dos bichos
Por que furacões e tempestades têm nomes de pessoas?
Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva
Como funcionam as quatro estações do ano?