Cena de beijo em ‘Superman’ é censurada na Índia
Órgão de certificação de filmes na Índia censura cena icônica entre o Superman e Lois Lane em longa-metragem inédito da DC; Entenda!

Um dos filmes mais aguardados do ano, ‘Superman‘ estreou nas telonas na última quinta-feira, 10, se tornando o projeto que dá início a reformulação do Universo Cinematográfico da DC, agora sob cuidado de James Gunn e Peter Safran. O longa, que traz uma versão contemporânea do Homem de Aço, gerou uma polêmica na Índia após cena de beijo entre o protagonista e sua amada parceira, Lois Lane.
Foi informado que a Junta Central de Certificação de Filmes da Índia (CBFC) delimitou o corte de duas cenas entre os personagens estrelado por David Corenswet e Rachel Brosnahan, incluindo o icônico beijo aéreo de 33 segundos entre Superman e sua namorada. Segundo divulgação, a exclusão da imagem aconteceu por ser considerada “excessivamente sensual” para que um filme que têm classificação UA (equivalente a 13 anos).
Embora a CBFC reconheça a liberdade de expressão como um direito essencial, essa não é a primeira vez que a censura indiana acontece, gerando repercussão na internet, ao que o longa “F1” também teve um emoji de dedo do meio substituído por um punho, enquanto “Thunderbolts”, da Marvel, foi lançado no país com palavrões silenciados. Assim, as ações explicitam que a legislação vigente ainda autoriza restrições consideradas “razoáveis” baseadas em conceitos como “decência” e “moralidade”.
Vale lembrar que, desde a extinção do Film Certification Appellate Tribunal em 2021, os cineastas passaram a contar com poucas alternativas para recorrer das decisões do órgão, restando, em geral, apenas ações judiciais, que costumam ser caras e demoradas.
Mais sobre ‘Superman’
Primeiro filme do novo universo cinematográfico da DC Studios, ‘Superman’ marca o início da fase comandada por James Gunn, que assina tanto a direção quanto o roteiro da produção. A proposta do longa é reintroduzir o super-herói enfrentando dilemas sobre a sua herança kryptoniana e a criação que recebeu de Jonathan e Martha Kent na Terra.
Após cinco dias da estreia, o longa já é um sucesso, ao conquistar 82% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, com uma bilheteria com arrecadação em torno de US$ 217 milhões em estreia global. O longa inédito já foi assistido por mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil, segundo dados divulgados pela Warner Bros. Brasil.
‘Superman’ está em cartaz nos cinemas de todo o país.