5 doramas que falam sobre o conflito entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul
Conheça alguns doramas que retratam o conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que permanece delicado até os dias atuais

Você sabia que nem sempre a Coreia foi dividida entre Norte e Sul? No início do século 20, o país ainda era um só, quando, em 1910, acabou sendo invadido pelo Japão, em um período marcado por fortes tensões políticas, perda da identidade nacional e luta por liberdade.
A presença japonesa na península coreana durou até a derrota do país na Segunda Guerra Mundial, em 1945 — fato que resultou em uma nova ocupação, dessa vez pela União Soviética e Estados Unidos.
Com interesses distintos, visto que cada nação tinha o interesse em formar um governo alinhado com a sua ideologia, a falta de concordância teve como consequência a proposta da divisão da região, realizada em julho do mesmo ano, durante a Conferência de Potsdam.
Inicialmente, a ideia era de que as áreas fossem ocupadas até os coreanos conseguirem estabelecer o próprio governo — mas a prática acabou sendo bem diferente do que o imaginado, devido à forte influência das duas nações, que não conseguiam se entender. Dessa forma, a península foi dividida em Coreia do Sul (governo capitalista, sob o domínio do autoritário Syngman Rhee), e Coreia do Norte (governo socialista autoritário, também conhecido como República Popular Democrática da Coreia, liderado por Kim Il Sung).
Após a divisão, a tensão política se manteve forte na região, visto que ambos os novos governos tinham o interesse de unificar a Coreia sob o seu domínio, resultando no início da Guerra da Coreia em 1950, conflito que se estendeu até 1953, com a assinatura do armistício de paz em Panmunjon, onde estabeleceu uma zona desmilitarizada entre o norte e o sul.
Até hoje, no entanto, a negociação de paz definitiva entre os países nunca foi feita, e a situação entre as nações permanece delicada — sendo este o motivo para que todos os homens sul-coreanos, incluindo celebridades e civis, sejam obrigados a servirem ao exército.
A situação, inclusive, também se faz presente em diferentes produções audiovisuais, onde o conflito entre as duas Coreias é apresentado de diferentes formas — indo desde as mais fiéis à história, até tramas fictícias voltadas para o romance, retratando um amor proibido.
Pensando nisso, a RECREIO separou 5 doramas sul-coreanos que falam sobre o conflito entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte para você conhecer. Confira!
1. Snowdrop

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “Em 1987, um homem ensanguentado entra no dormitório feminino de uma universidade em Seul. Yeong-ro, uma estudante universitária que se apaixona por ele à primeira vista em um encontro às cegas, cuida dele apesar da constante vigilância e da situação perigosa. No entanto, Yeong-ro fica chocada ao descobrir seu segredo. Apesar do amor que sente por Yeong-ro, Soo-ho não tem escolha a não ser obedecer ao comando do partido para salvar seus companheiros e voltar para o Norte, onde seu irmão o espera. Yeong-ro rejeita a vontade de seu pai, o chefe da Agência de Segurança Nacional, e trabalha lado a lado com Soo-ho para salvar seu amado e seus amigos”.
Onde assistir: Disney+
2. Descendentes do Sol

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “O oficial da tropa de elite sul-coreana Yoo Si Jin (Song Joong Ki) se apaixona pela cirurgiã Kang Mo Yeon (Song Hye Kyo), mas suas diferenças ideológicas os forçam a seguir caminhos separados. Quando a guerra eclode em um país distante, a unidade de Si Jin é enviada ao campo de batalha. Coincidentemente, um incidente no local de trabalho força Mo Yeon a se juntar a um grupo de médicos voluntários no mesmo país. Reunidos ao acaso e tendo como pano de fundo uma guerra sangrenta, os dois terão de lidar com suas diferenças e encontrar formas de aceitar um ao outro”.
Onde assistir: Kocowa, Viki
3. Pousando no Amor

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse: “Um problema no parapente joga uma herdeira nos braços de um militar neste drama coreano ‘viciante, emocionante, hilário e nada convencional’ (The Guardian)”.
Onde assistir: Netflix
4. O Espião Que Foi Para O Norte

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “Um agente do Serviço de Inteligência da Coreia do Sul se infiltra na Coreia do Norte para obter informações sobre seu programa nuclear na década de 1990. No processo, ele se vê envolvido em intrigas políticas e dilemas éticos que colocam à prova sua lealdade e sua segurança pessoal”.
Onde assistir: Prime Video
5. The King 2 Hearts

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “O novo drama é protagonizado por Lee Jae Ha como um jovem príncipe herdeiro da Coreia do Sul moderna que é governada por uma monarquia. Apesar de ele evitar política, ele é atirado para o meio do tumulto político com Kim Hang Ah, uma agente especial da Coreia do Norte. Conseguirá o duo improvável ultrapassar a sua animosidade iniciar e encontrar algo em comum?”
Onde assistir: Kocowa, Viki