Esses paredões naturais surgem a partir de um lento processo de transformação na natureza. Descubra mais sobre essa paisagem!
Os cânions são extensos vales escavados entre paredões, pela ação da água no decorrer de milhões de anos. O desgaste do solo e das rochas realizado por estes agentes é chamado de erosão. Os cânions são esculpidos em regiões onde a força dos rios consegue vencer camadas mais duras e resistentes das rochas. Com a ação da água dos rios, as rochas são desfeitas e levadas pela correnteza, produzindo esses vales.
Além das águas, a formação dos cânions pode surgir de um processo que ocorre no interior da Terra. O movimento da crosta terrestre pode comprimir e elevar o relevo. Com a inclinação no terreno, a velocidade das águas é maior e os vales que se formam são cada vez mais profundos.
Os mais famosos
O cânion mais famoso do mundo é o Grand Canyon, localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Ele tem 29 quilômetros de largura e 446 quilômetros de extensão. Alguns penhascos do Grand Canyon atingem 1600 metros de profundidade. A paisagem foi esculpida pelas águas do Rio Colorado, além da chuva e vento. O Parque Nacional do Grand Canyon é uma das principais atrações turísticas dos Estados Unidos e atrai milhões de turistas durante o ano!
Apesar de mais famoso, o Grand Canyon não está entre os cânions mais profundos do mundo. O primeiro dessa lista é o Yarlung Tsangpo, que fica no Vale do Rio Brahmaputra, na região do Tibete, na China. Ele tem um comprimento de cerca de 500 quilômetros e uma profundidade média de 5.000 metros!
O Cânion Colca, localizado entre as cidades de Arequipa e Chivay, é um dos principais destinos turísticos do Peru. O Vale do Colca, formado pelo rio de mesmo nome, foi povoado por povos incas e cidades fundadas há milhares de anos, quando a Espanha colonizava as terras da América do Sul. O Cânion Colca é um dos mais profundos do mundo - em alguns pontos, a depressão chega aos 4160 metros de profundidade!
No Brasil
Localizado no Rio Grande do Sul, o cânion Itaimbézinho é o mais conhecido do Brasil. Ele tem cerca de 6 quilômetros de extensão, e sua largura varia entre 600 e 2000 metros. O rio Perdiz se estende ao longo de todo o cânion e ajuda a formar a paisagem. Mas o maior brasileiro - e o sexto do mundo em extensão — é Cânion de Guartelá, escavado pelo rio Iapó, no Paraná. Ele tem cerca de 30 quilômetros de extensão e desnível máximo de 450 metros.
Existem muitos outros cânions no Brasil, como os Aparados da Serra, em Santa Catarina, o Cânion do Xingó, em Sergipe, e os vários cânions da Chapada Diamantina, na Bahia.