Alguns fãs do SEVENTEEN acusaram a BBC de espalhar informações tendenciosas sobre o boygroup após a publicação de um artigo envolvendo o uso de IA
Nesta sexta-feira, 12, alguns fãs do SEVENTEEN acusaram a BBC de espalhar informações tendenciosas sobre o boygroup. Um artigo publicado pela emissora na última quarta-feira,10 de julho, abordou o uso de Inteligência Artificial na indústria do K-pop, onde mencionou a faixa "MAESTRO", presente no último comeback do SEVENTEEN, bem como Woozi, integrante do grupo que está diretamente envolvido com a produção e composição das músicas.
Em uma recente coletiva de imprensa (via CNN), Woozi revelou que já tentou utilizar essa tecnologia em seu trabalho, já que no clipe de "MAESTRO" há diversos elementos que questionam o uso de IA. Em sua fala, ele comenta que é necessário explorar os novos conceitos, além de refletir sobre a própria identidade do boygroup:
É um desenvolvimento tecnológico que temos que explorar, não apenas ficar insatisfeitos com ele. Eu acho que é algo que temos que usar em algum momento (...) A tecnologia está avançando tão rapidamente, e o que podemos fazer para manter nossa identidade intacta?".
No entanto, segundo os CARATs, o artigo da BBC distorce o comentário de Woozi já que, embora ele fale sobre explorar o uso de IA, ele não especificou que isso está ligado diretamente à composição das músicas. Isso levou a uma percepção de que a emissora está desmerecendo o trabalho de Woozi, já que ele compõe grande parte das músicas do SEVENTEEN desde o debut do grupo em 2015; confira:
Especular se o SEVENTEEN usou IA para escrever Maestro enquanto esta foi a fala completa de Woozi sobre experimentar IA, é extremamente falso. A inteligência artifical foi usada apenas para um teaser do MV, mas essa cena NÃO estava no MV em si. Eles não usaram IA para escrever a música.
.@megan_lawton speculating seventeen used ai to write maestro, when this was woozi's full quote about experimenting with ai, is extremely disingenuous. ai was only used for a teaser for the mv, but that scene was NOT in the mv itself. they didn't use ai to write the song. https://t.co/HQiUhfiS6kpic.twitter.com/WC7XUSeNHj
— ash :) (@hiimynameisash) July 12, 2024
Eles usaram tecnologias com robôs, não Inteligência Artificial. Woozi também falou sobre experimentar IA porque ele quer proteger a identidade única deles.
BBC vocês estão literalmente espalhando mentiras sobre o SEVENTEEN.
They used robot motion tech NOT generative AI. Woozi has also talked about experimenting with AI because he wanted to protect their own unique identity.
— neev ✨ (@forsvtscoups) July 12, 2024
BBC you're literally out here spreading lies about Seventeen. https://t.co/NE8KgPRaKGpic.twitter.com/FEzNHwD1Jk
Não podemos ignorar isso...
Woozi utilizou letras geradas por Inteligência Artifical?
Isso é uma informação falsa direcionada a um compositor que cresceu sozinho, pura difamação.
Por favor, continuem atacando o tweet deles.
CORRIJAM ISSO, REMOVAM AS INFORMAÇÕES FALSAS
we can't ignore this..
— Ruby ¹⁷ 🦋 (@hismelonppang) July 12, 2024
Woozi used AI generated lyrics huh?
It's a targeted misinformation against a songwriter who's self made, plain defamation
pls keep lashing out under their tweet
GET YOUR FACTS RIGHT
REMOVE THE MISINFORMATION @BBCWorld@megan_lawton@pledis_17#SEVENTEENhttps://t.co/Ywpeoyvpnjpic.twitter.com/hFO3df3YR9
Até então, a emissora e nem a autora do artigo, Megan Lawton, se pronunciaram sobre o assunto.