Descubra quais foram as clássicas atrizes dos anos 30 que inspiraram a criação de Branca de Neve
Em 1937, a Disney lançava sua primeira animação no formato longa-metragem: “Branca de Neve e os Sete Anões”. A trama foi inspirada em um conto de fadas publicado pelos Irmãos Grimm em 1812, porém a aparência da primeira princesa da casa do Mickey acabou sendo influenciada por algumas atrizes populares de Hollywood da década de 30.
Conforme apurado pelo portal ScreenRant, naquela época, era extremamente comum que animadores se inspirassem em pessoas reais para criar seus personagens, utilizando pessoas para se basear em suas aparências físicas, ou simplesmente para entender melhor o movimento do corpo e deixar a produção o mais realista possível, de acordo com a tecnologia existente naquele período.
Dessa forma, a primeira princesa da Disney contou com quatro grandes inspiradoras para sua criação: as atrizes Jean Harlow, Marlene Dietrich e Claudette Colbert, e a dançarina Marge Champion.
Harlow, por mais que fosse conhecida por interpretar “garotas más”, acabou sendo a responsável por inspirar duas características extremamente marcantes de Branca de Neve: a sobrancelha fina e o cabelo encaracolado, enquanto os animadores de basearam em Dietrich para desenvolver a maquiagem da princesa, que possui sombra roxa, bochechas rosadas e batom vermelho brilhante. Já Colbert, que era uma das atrizes mais bem pagas da década de 30, inspirou o rosto arredondado, os olhos grandes e a boca pequena.
Conforme dito no livro “Disney Princess: Beyond the Tiara”, de Emily Zemler, a atriz e dançarina Marge Champion foi a pessoa escolhida pela Disney para inspirar a movimentação de Branca de Neve, onde os animadores precisavam desenhar com precisão todos os passos realizados pela mulher de forma fluida e lúdica.
No final, apesar de muitas pessoas duvidarem, o filme acabou se tornando um enorme sucesso — além de ter virado um dos mais importantes na história do cinema.