Jim Shooter, ex-chefe da Marvel e criador de Guerras Secretas, morre aos 73 anos
O roteirista e ex-editor-chefe dos Marvel Comics, Jim Shooter, responsável por 'Vingadores: Guerras Secretas', faleceu aos 73 anos de idade

Faleceu na última segunda-feira, 30, um dos grandes responsáveis pela criação do Marvel Comics, Jim Shooter. Sua morte foi divulgada pelo também escritor Mark Waid, através de uma postagem na plataforma do Facebook, na qual ele afirmou que ex-editor chefe da editora vivia uma longa luta contra câncer de esôfago.
Segundo o relato de Waid, o roteirista e editor de quadrinhos iniciou sua carreira aos 13 anos, escrevendo e desenhando alguns dos muitos personagens da Legião dos Super-Heróis em papel de caderno, assim trabalhando com a DC Comics onde também escreveu histórias de Superman e Supergirl, sendo também creditado, ao lado do artista Curt Swan, pela icônica primeira corrida entre o Homem de Aço e o Flash em 1967.
Entretanto, Shooter ganhou grande destaque durante os anos de 1970 e 1980, quando assumiu a linha de frente das produções do Marvel Comics, supervisionando fases consideradas fundamentais aos fãs do MCU como Chris Claremont em X-Men, John Byrne em Quarteto Fantástico, Walt Simonson em Thor, Frank Miller em Demolidor e Roger Stern no comando do Homem-Aranha.
O roteirista foi demitido da Marvel em 1987 e após diversas controvérsias, posteriormente, trabalhando em outras editoras como Valiant Comics, da qual também foi demitido em 1992, Defiant Comics e Broadway Comics. Ao longo dos anos, ele retornou a editoras antigas, incluindo participação na Legião dos Super-Heróis lançado em 2007.
Shooter e Vingadores: Guerras Secretas
No período em que era editor-chefe dos quadrinhos da Marvel, Jim Shooter foi o responsável pela idealização de ‘Vingadores: Guerras Secretas‘, uma das tramas mais icônicas dos anos 80, a qual refez a história de diversos personagens da editora, como por exemplo a introdução do Homem-Aranha com uniforme preto, vendendo milhões de cópias naquele ano.
Vale lembrar que em 2027 será lançado o longa-metragem adaptando a minissérie escrita pelo roteirista. O filme encerrará a fase 6 do MCU, juntamente com a saga do multiverso, assim apresentando ao público o tão aguardado crossover dos heróis ainda maior do que foi em Ultimato.