Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quem é a integrante do i-dle que ganha mais dinheiro? Soyeon revela

Descubra quem é a integrante do i-dle, antigo (G)I-DLE, que recebe o maior salário entre todas — e pode não ser quem você imagina

por Daniela Bazi

Publicado em 19/05/2025, às 12h52 - Atualizado às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo do i-dle para o álbum 'We Are' - Divulgação/Cube Entertainment
Concept photo do i-dle para o álbum 'We Are' - Divulgação/Cube Entertainment

Com o grande crescimento da música sul-coreana internacionalmente, hoje em dia é possível encontrar idols de k-pop em todos os lugares — desde o topo das paradas musicais, até filmes e séries de dentro e fora da Coreia do Sul, além de campanhas para inúmeras marcas, incluindo grandes nomes do mundo da moda.

Por esse motivo, por sempre estarem em todos os lugares, além de sempre serem vistos utilizando roupas de marcas de luxo e marcando presença em eventos glamurosos, é comum que muitas pessoas logo imaginem que todo cantor da música pop sul-coreana é extremamente rico — mas essa não é a realidade para muitos.

Em março deste ano, por exemplo, muitos fãs foram surpreendidos com a revelação de Yiren, do EVERGLOW, que desabafou por meio do aplicativo de conversa Bubble ao afirmar que nunca havia recebido salário desde sua estreia em 2019.

"Eu amo muito o palco, mas de certa forma tenho renda zero, mas não quero desistir dessa carreira? Na realidade, ainda não resolvemos, nem uma vez. Então, a turnê é realmente o que queremos mostrar aos nossos fãs, e estamos trabalhando duro para nos preparar", disse Yiren. “Desde a estreia até agora, nem uma vez. Sou um trabalhador com 0 salário hahahahaha. Está tudo bem, pelo menos eu ainda posso ver os Forevers [fãs do grupo]. E ter a chance de subir no palco. Está tudo bem.".

Após sua revelação, Du Hua, a CEO da Yuehua Entertainment, empresa responsável por criar o grupo, se pronunciou sobre os comentários durante sua participação em um programa de variedades sul-coreano, onde disse que “Quando ela estreou, a empresa investiu uma quantia relativamente grande, então esse dinheiro ainda não foi devolvido à empresa”.

A situação, por mais que seja indignante para muitos, é extremamente comum na indústria do k-pop. No entanto, grupos que tem a oportunidade de trabalhar diretamente na produção de suas músicas, podem acabar tendo uma realidade diferente, como é o caso do i-dle, antigo (G)I-DLE.

Quem ganha mais dinheiro no i-dle?

Soyeon, líder o i-dle, é uma das principais produtoras do grupo desde o seu debut em 2018, sendo a responsável por todas as title tracks do conjunto. Ao total, a artista possui 88 músicas registradas na Associação Coreana de Direitos Autorais Musicais, conforme repercutido pelo portal Koreaboo.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam especulando que Soyeon é a integrante que recebe o maior salário dentro do grupo, visto que possui o valor adicional dos royalties de todas as suas músicas em seu pagamento. Porém, segundo a própria artista, ela não é a membro que ganha mais dinheiro.

Durante a participação do i-dle no programa “The Manager”, da emissora sul-coreana MBC, a líder explicou que todos os boatos relacionados a esse assunto são falsos, visto que o valor que recebe por suas músicas não é muito alto. Com isso, a cantora explicou que, na verdade, Yuqi é a que ganha mais dinheiro graças ao seu trabalho ativo de promoções na China, que inclui participações em programas de variedade, trabalhos como atriz, e outros.

"Sinceramente, os royalties não são tão altos. Não importa quantas músicas eu componha, Yuqi ganha mais com sua renda na China", revelou Soyeon durante o programa.

Vale lembrar que, anteriormente, a líder do i-dle já havia revelado em outro programa de variedades que o valor que recebe por suas músicas pode variar muito. Na ocasião, Soyeon afirmou que, em um mês bom, já recebeu cerca de ₩ 1,00 bilhão de KRW (cerca de US$ 715.000), mas que, em períodos mais fracos, também já chegou a receber apenas ₩ 100.000 KRW (cerca de US$ 71,50).

Além disso, antes da renovação de contrato do grupo com a Cube Entertainment no final do ano passado, Yuqi também já havia revelado que toda a renda que as integrantes ganhavam, incluindo em suas atividades solo, precisavam ser divididas igualmente entre as cinco. Porém, com o novo acordo, a situação mudou e, de acordo com a artista, as membros adquiriram o direito de levar para casa todo o dinheiro que conquistarem em suas atividades individuais.