Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

O que aconteceu com os avós de Harry Potter?

Descubra o motivo por trás da ausência dos avós maternos e paternos do bruxo Harry Potter durante a saga de livros e de filmes

Giovanna Csiszar Publicado em 31/07/2024, às 15h12 - Atualizado às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Cena do filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Já é fato que, seja você fã ou não, o bruxo Harry Potter é um dos personagens mais emblemáticos da cultura pop. Há mais de 25 anos, o primeiro livro da saga do "menino que sobreviveu" era publicado na Europa, conquistando, mais tarde, milhares de fãs ao redor do mundo. 

Um dos aspectos mais impactantes da história de Harry é a perda de seus pais para Lord Voldemort, quando ele ainda era um bebê. Devido a essa tragédia, Harry foi criado por seus tios, Válter e Petúnia Dursley, que o impediram de ter contato com o mundo bruxo até seus 11 anos.

O tratamento que Harry recebia de seus tios durante a infância e adolescência era extremamente cruel, já que eles rejeitavam sua herança bruxa e negligenciavam seu bem-estar. Isso gerou certa dúvida nos fãs sobre o paradeiro de outros parentes do garoto, em particular, de seus avós.

harry potter
Cena de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" quando Harry vê seus pais no reflexo do Espelho de Ojesed / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

O motivo por trás da ausência dos avós é explicado ao longo dos primeiros filmes da saga, quando o professor Dumbledore revela a professora Minerva que os Dursley são a única família que Harry tem. Isso porque ambos os avós faleceram antes do próprio nascimento do garoto: os paternos de varíola de dragão, e os maternos de mortes típicas de "trouxas".

Os detalhes foram revelados através de versões estendidas da saga e entrevistas onde a autora J.K Rowling foi questionada sobre o assunto. Além disso, mesmo se Harry quisesse, não haveria outro lugar que ele pudesse morar sem ser a casa dos Dursley, como revelado por Dumbledore em "Harry Potter e a Ordem da Fênix":

Enquanto você ainda puder chamar de lar o lugar onde o sangue de sua mãe reside, lá você não pode ser tocado ou prejudicado por Voldemort. Ele derramou o sangue dela, mas ela vive em você e em sua irmã (tia Petúnia). O sangue dela se tornou o seu refúgio. Você precisa retornar lá apenas uma vez por ano, mas enquanto ainda puder chamá-lo de lar, lá ele não pode te ferir. Sua tia sabe disso... Ela sabe que permitir que você tenha um quarto aqui pode muito bem ter te mantido vivo nos últimos quinze anos.", diz o personagem.