Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / NewJeans

NewJeans: Quem é Min Hee Jin?

Descubra quem é e como se desdobrou a carreira de Min hee Jin, ex-CEO da ADOR que se tornou responsável pelo debut do NewJeans

por Izabela Queiroz

Publicado em 11/09/2024, às 14h24 - Atualizado em 26/09/2024, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Min Hee Jin e membros do NewJeans - Reprodução/Reprodução/YouTube /걸스 온 파이어 X KPOP JAMM/ ADOR
Min Hee Jin e membros do NewJeans - Reprodução/Reprodução/YouTube /걸스 온 파이어 X KPOP JAMM/ ADOR

No dia 11 de setembro, as integrantes do NewJeans, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, realizaram uma transmissão ao vivo de surpresa no YouTube, para compartilhar seus sentimentos sobre a atual gestão da empresa que gerencia a carreira do grupo, a subsidiária da HYBE, ADOR, afirmando que a forma que a empresa tem funcionado “não é correta e moral”, e que agora enxergam o conglomerado como uma “empresa desumana”, além de solicitarem o retorno de Min Hee Jin ao cargo de CEO da agência em no máximo duas semanas.

Sinto que não seremos capazes de realizar as coisas que planejamos com a CEO Min, nem seremos capazes de realizar nossos sonhos", disse Danielle. "Pedimos que a HYBE e o Chairman Bang [Bang Si Hyuk] tomem a sábia decisão de retornar a ADOR a como era originalmente até o dia 25”, exigiu Minji.

Vale lembrar que, no início da transmissão (via Koreaboo), as idols afirmaram que o pronunciamento foi feito de forma independente, e que Min Hee Jin nunca pediu que elas falassem sobre o assunto. 

Mas afinal, quem é Min Hee Jin?

Nome conhecido na indústria do k-pop há anos, Min Hee Jin começou sua carreira como designer gráfica na SM Entertainment em 2002, se tornando responsável por criar a marca visual de grupos como o Girls' Generation, SHINee, f(x), EXO e Red Velvet.

Devido ao brilhante trabalho que desempenhou, Hee Jin foi reconhecida diversas vezes em premiações, tendo como um dos feitos mais notáveis, o prêmio de melhor diretora visual e de arte no Mnet Asian Music Awards em 2016.

Em 2017, Min Hee Jin se tornou parte do conselho de diretores da SM Entertainment, mas, em 2018 acabou deixando a empresa de entretenimento, visto que, conforme revelado por ela em um episódio de dezembro de 2021 do "You Quiz on the Block", ao produzir o trabalho artístico e promocional de cerca de quatro a cinco álbuns por mês, ela acabou se sentindo esgotada.

Pouco depois, ela se juntou a HYBE, em 2019, assumindo o cargo de Diretora de Branding, e se tornando responsável por liderar a marca das empresas afiliadas ao conglomerado, e também por reformular a marca da matriz, ou seja, de tornar a Big Hit Entertainment na HYBE Corporation, mudança que aconteceu em 2021.

A nova posição na HYBE surgiu também em 2021, visto que ela se tornou CEO da primeira sub gravadora original da HYBE, a ADOR, e gerenciar o primeiro grupo feminino da agência, que antes deveria ser lançado sob o selo de outra subsidiária, a Source Music.

Dessa forma, Min Hee Jin transferiu alguns trainees da Source Music para a ADOR, custeando todos os gastos dos anos de treinamento na antiga empresa e, pouco tempo depois, lançou o NewJeans, grupo que debutou em 2022 sob a estética Y2K, e logo se tornou histórico, já que superou vários recordes, como o ato de K-Pop mais rápido a atingir 1 bilhão de streams no Spotify e grupo com mais “Perfect All-Kills”.

Ainda que tudo parecesse correr bem, em 27 de agosto deste ano, Min Hee Jin foi retirada do cargo de CEO da ADOR, e a posição passou a ser ocupada por Kim Joo Young, uma especialista em RH (recursos humanos). Dias depois, a ex-CEO afirmou ainda que, com o novo contrato estabelecido, ela iria produzir o NewJeans apenas por mais dois meses.

A mudança despertou o incômodo das integrantes do NewJeans, preocupação de outros idols, como Bada, do S.E.S, que revelou que estava "orando para que um milagre incrível aconteça para elas [NewJeans]", e o afastamento do diretor Shin Woo Seok, responsável pela produtora Dolphiners Films, que realizou os MVs de "Ditto" e "ETA" do grupo.

Destaca-se que a decisão da HYBE e ADOR surgiu após meses de conflito entre a empresária e a HYBE, visto que em abril o conglomerado iniciou uma auditoria na ADOR após a suspeita de que Min Hee Jin e outros supostos envolvidos estariam tentando transformar a subsidiária em uma empresa independente, solicitando inclusive que a agora ex-CEO renunciasse o cargo.

Na época, a empresária justificou a desavença com a HYBE de outra maneira, afirmando que o conflito iniciou-se após ela denunciar um suposto plágio do ILLIT, alegando que o novo girlgroup da BeLift Lab (empresa subsiada pela HYBE) copiou o conceito do NewJeans.

Entre coletivas de imprensa e comunicados divulgados desde então, sabe-se que Min Hee Jin processou cinco executivos da HYBE por difamação, e supostamente teve uma ação judicial aberta pela HYBE contra ela. O caso continua em aberto.