Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Lilo & Stitch

Lilo & Stitch: 5 novidades do live-action para saber antes de ir ao cinema

Comparando com a animação de 2002; descubra quais são as maiores novidades apresentadas em "Lilo & Stitch", live-action lançado na última quinta, 22

por Izabela Queiroz

Publicado em 23/05/2025, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do live-action "Lilo & Stitch" - Reprodução/Disney
Cena do live-action "Lilo & Stitch" - Reprodução/Disney

Na última quinta-feira, 22, o live-action de “Lilo & Stitch” entrou em cartaz nos cinemas brasileiros para atualizar o clássico da Disney lançado em 2002.

Com mais de duas décadas de distância entre uma obra e outra, e um novo formato para abordar a história, não é surpresa que a produção tenha passado por algumas mudanças para se adequar melhor a mensagem que o estúdio deseja passar atualmente, permitindo assim que a trama ganhasse novos elementos para agregar uma geração diferente de fãs.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 novidades do live-action — mas cuidado! Há spoilers sobre o que acontece na nova trama; confira:

1. Nani tem um sonho que não existe na animação

Logo no início do filme, somos apresentados a um desejo de Nani (Sydney Agudong) que não existe no título animado. Acontece que, no live-action, a irmã mais velha de Lilo (Maia Kealoha) sonha em cursar biologia marinha, e tenta suprimir essa vontade para que possa focar nas responsabilidades que a fariam permanecer com a guarda da caçula após os pais das duas falecerem.

Na animação, Nani também tenta anular uma parte importante da sua existência para cuidar da irmã: a vida amorosa! Isso porque, ainda que ela se interesse por David, ela sempre desviava dos encantos do garoto, revelando estar muito ocupada com as tarefas que incluíam a criação de Lilo.

2. Personagens inéditos

No novo lançamento, há duas personagens inéditas! A primeira delas também surge nos minutos iniciais da trama: Tutu (Amy Hill), a qual é introduzida como uma vizinha das irmãs que se torna a rede de apoio da dupla após a tragédia que as deixou órfãs. Ela faz parte da família de David (Kaipo Dudoit), mas não se sabe qual o nível de parentesco entre eles.

Há ainda a Sra. Kekoa (Tia Carrere). Ela, que é assistente social, ocupa o lugar vivido na animação por Cobra Bubbles, visitando Nani e Lilo para verificar se o lar está apropriado para a garotinha viver. Inclusive, no live-action, Bubbles (Courtney B. Vance) vive sua profissão aposentada na trama animada, já que é um agente da CIA que guia uma missão para descobrir a origem de Stitch.

3. Remoção de Gantu

Sim, o grande antagonista do título de 2002 não retorna para a história de 2025! Ele, que chama Stitch de monstro, sequestra Lilo e guia uma perseguição repleta de ação que culmina no final emocionante da animação, foi retirado do live-action.

A Disney não justificou a retirada do personagem oficialmente, mas há suposições online de que a mudança ocorreu para não elevar ainda mais os custos da montagem em CGI.

4. Mudança na personalidade de Jumba

Nesse contexto, quem se torna o principal adversário de Stitch é seu próprio criador: o cientista Jumba Jookiba (Zach Galifianakis).

Na história da animação, Jumba vem à Terra ao lado de Pleakley para levar Stitch ao espaço novamente a fim de que ele cumpra a pena decretada pela Federação Galáctica: viver isolado em um planeta deserto. O cientista passa a perseguir o alienígena azul na tentativa de capturá-lo e, em sua tentativa final, acaba destruindo toda a casa de Nani e Lilo. Ainda assim, no fim do desenho, ele consegue se redimir, se tornando assim parte da família de Lilo.

Contudo, no live-action não há redenção para Jumba! Após não conseguir capturar Stitch, ele é levado como prisioneiro pela Federação Galáctica e apenas Pleakley (Billy Magnussen) fica na Terra para garantir que o alienígena cumpra a sua nova sentença: viver no terceiro planeta mais próximo do Sol com a sua Ohana (família).

5. Final diferente para Lilo e Nani

Ainda que o fim de Stitch seja semelhante ao da trama lançada há mais de vinte anos, no remake, a conclusão de Lilo e Nani é bem diferente. Acontece que, agora, Nani não assume a guarda de Lilo. A vizinha das duas, Tutu, é quem se torna a guardiã legal da garotinha para que Nani possa se mudar e concentrar os seus esforços em se tornar uma bióloga marinha.

Assim, as duas passam a viver em casas separadas — ainda que a cena pós-créditos deixe claro que, mesmo distantes, elas têm um jeitinho especial para se manterem próximas.

Mais sobre 'Lilo & Stitch' (2025)

Com direção de Dean Fleischer Camp e Chris Sanders (o qual também é dublador de Stitch), "Lilo & Stitch" (2025) tem a seguinte sinopse: "Stitch, um alienígena, chega ao planeta Terra após fugir de sua prisão e tenta se passar por um cachorro para se camuflar. As coisas mudam quando Lilo, uma travessa menina, o adota de um abrigo de animais. Juntos, eles aprendem os valores da amizade e família". O filme está disponível nos cinemas; relembre o trailer: