Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / As Crônicas de Nárnia

A ligação entre 'Frozen' e 'As Crônicas de Nárnia' que quase ninguém conhece

Entenda como um antigo conto nórdico pode ter ligado as histórias de "Frozen" e "As Crônicas de Nárnia" graças a uma personagem

Redação Publicado em 25/03/2024, às 12h17 - Atualizado em 01/04/2024, às 09h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) e 'Frozen: Uma Aventura Congelante' (2013) - Reprodução/Disney
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) e 'Frozen: Uma Aventura Congelante' (2013) - Reprodução/Disney

Em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, primeiro livro da franquia de “As Crônicas de Nárnia”, do autor irlandês C.S. Lewis, somos apresentados a Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, irmãos que são transportados para um mundo mágico após entrarem em um guarda-roupa.

No novo universo, o quarteto acaba sendo perseguido por Jadis, a Feiticeira Branca, que quer matar os irmãos para impedir que a antiga profecia se realize, e ela possa se tornar a grande rainha de Nárnia e derrotar Aslan.

Conforme explicado pelo YouTuber Felippe Barbosa, a história de Jadis é inspirada no arquétipo da Rainha de Neve, personagem presente em inúmeros contos folclóricos europeus com origem na mitologia nórdica, incluindo o famoso conto “A Rainha de Neve”, de 1844, lançado pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) / Crédito: Reprodução/Disney

A Rainha da Neve

Na trama de Hans, protagonizada pelos personagens Kai e Gerda, um anão feiticeiro cria um espelho responsável por revisitar todos os piores defeitos de alguém. Para espalhar o mau, o homem quebra o objeto e envia seus pedaços pelo mundo, espalhando discórdia.

Certo dia, antes de dormir, Kai é atingido por um dos fragmentos nos olhos e no coração, se tornando uma pessoa terrível. Ao passear pelas ruas que estavam cobertas por neve, é capturado pela Rainha das Neves, uma mulher que ele conhecia apenas pelas histórias contadas por sua vó, e desaparece por dias.

Gerda, percebendo o desaparecimento do amigo, decide procurá-lo, e o encontra abandonado em um lago congelado, ao lado do castelo de gelo da rainha. Ao se reencontrarem, a dupla se abraça e choram juntos, com as lágrimas sendo o necessário para que os cacos de vidro se desprendessem do menino, e Kai fosse liberto do feitiço.

Os amigos, então, conseguem fugir do castelo, sendo guiados até suas casas por um cervo que os esperava do lado de fora. Porém, ao chegarem em suas residências, Kai e Gerda percebem que já não eram mais crianças, e sim adultos.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) / Crédito: Reprodução/Disney

Segundo Felippe, em “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, o momento em que Jadis seduz Edmundo e o aprisiona em seu castelo de gelo para tentar atrair seus irmãos foi inteiramente influenciado na cena em que a Rainha da Neve também prende Kai na história original.

Nos dias atuais, o conto popularizado por Hans Christian Andersen foi adaptado pela Disney em “Frozen”, tornando-se uma das franquias de animação mais populares e lucrativas do mundo.