A exposição “Os 200 anos da Independência e nós, trabalhadores” foi promovida pela da União Geral dos Trabalhadores – UGT
Aberta em 1º de maio, o dia do trabalhador, a 8ª Exposição da Paulista realizada através da iniciativa da União Geral dos Trabalhadores – UGT trouxe o tema “Os 200 anos da Independência e nós, trabalhadores” que contou não só com 30 painéis do muralista Eduardo Kobra, mas sediou também uma visita guiada pelo artista para jovens de escolas públicas e PCDs do Instituto Olga Kos, no último domingo, 29.
A visitação foi organizada pelo UGT e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que permitiram que um grupo de estudantes da rede pública da zona norte da capital, reunidos pela área de educação do Gabinete da Vereadora Sandra Santana, e pessoas com síndrome de Down atendidas pelo Instituto Olga Kos realizassem a ação.
A concentração foi realizada às 10h em frente ao Conjunto Nacional, onde o grupo percorreu o trecho entre a Rua Augusta e Al. Campinas, que conta obras dispostas em 3,5 metros de altura por 2,5 metros de largura que colocam em primeiro plano os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, os verdadeiros motores que fazem a roda da economia girar, promovendo o crescimento deste país.
“Todas as pessoas fotografadas trabalham mesmo nas suas profissões. Nenhuma delas é modelo”, destaca Kobra. As obras unem fotografias dos trabalhadores e citações de obras clássicas, em uma releitura cheia de cores, estilo já consagrado do artista, como o retrato da cobradora Cássia Aparecida Santos Silva, que teve sua imagem mesclada as citações do Auto-Retrato de Tarsila do Amaral, Cinco Moças de Guaratinguetá. Confira!
Vale lembrar que a exposição ainda poderá ser visitada, visto que a data final proposta para 31 de maio foi prorrogada para 5 de junho, confira os detalhes no site.