Idosa que teria inspirado a personagem marcante de 'Viva - A Vida É uma Festa' faleceu no domingo, 16
Após 109 anos de vida e uma trajetória marcada pela fama repentina, María Salud Ramírez Caballero, simpática idosa atribuída a inspiração de personagem de 'Viva - A Vida É uma Festa', morreu no último domingo, 16.
Com semelhanças físicas marcantes, a idosa foi comparada nos últimos anos com Mamá Coco, avô da família que é representada na famosa animação da Pixar.
O óbito de María foi comunicado por autoridades mexicanas, segundo repercutido pela AFP. Roberto Monroy, atual secretário de Turismo de Michoacán, se entristeceu com o óbito e também celebrou a vida da idosa.
"Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, 'Mamá Coco', mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo", disse Roberto.
De acordo com a imprensa local, María completou 109 anos no mês de setembro e morreu em Santa Fe de la Laguna, cidade natal, também conhecida pela marcante tradição da celebração do Dia dos Mortos.
Após a estreia de 'Viva - A Vida é uma Festa', se tornou sensação no México: turistas passaram a pedir fotos ao seu lado. Contudo, em 2018, Lee Unkrich, o diretor da animação, se pronunciou sobre o tópico que fascina internautas há anos. Na época, ele respondeu um Tweet responsável por afirmar que María inspirou a personagem e não recebeu bonificação após o sucesso da produção da Pixar.
This is not a true story. The character of Mamá Coco was not based upon any real person we met in our travels. She sprang solely from our imagination. https://t.co/sIYIYrrqEO
— Lee Unkrich (@leeunkrich) November 4, 2018
Apesar da semelhança entre María e Mamá Coco, Lee enfatizou que a personagem não é baseada em uma pessoa, sendo fruto da imaginação dos criadores.
Esta não é uma história verdadeira. A personagem de Mamá Coco não foi baseada em nenhuma pessoa real que conhecemos em nossas viagens. Ela surgiu unicamente da nossa imaginação", escreveu Lee.