Descubra qual é o motivo que levou a história de Rapunzel ser contada na Disney com um título diferente do conto: 'Enrolados'!
Publicado em 09/04/2025, às 17h34 - Atualizado em 11/04/2025, às 11h16
A animação 'Enrolados' foi lançada em 2010 pela Disney para contar as histórias de Rapunzel e Flynn Rider, casal que se forma após embarcarem em uma jornada de autoconhecimento, liberdade e amor.
Acontece que, na trama, Rapunzel acaba presa em uma torre por anos sem saber sua verdadeira história de origem e sem ter a permissão para deixar o local apenas por um motivo: satisfazer a vaidade de Gothel, a bruxa que a sequestrou ainda bebê para usar as propriedades mágicas dos cabelos dourados de 21 metros de cumprimento da princesa para se manter jovem.
Um dia, no entanto, quando Rapunzel estava sozinha, o local em que vive acabou sendo invadido por Flynn Rider, o ladrão mais procurado do reino. Ela o captura e faz um acordo com ele: Flynn poderá ter o que roubou de volta se a ajudá-la a realizar o sonho de ver de perto as lanternas flutuantes que sobem ao céu anualmente durante o seu aniversário — o problema é que ele deve fazer isso antes que Mamãe Gothel volte para casa e descubra que Rapunzel descumpriu suas ordens.
Vale mencionar que a história é baseada no conto de fadas alemão "Rapunzel", dos Irmãos Grimm, mas, mesmo assim, acabou não seguindo o exemplo de produções anteriores do estúdio, como 'Cinderela' (1950), 'A Pequena Sereia' (1989), 'A Bela e a Fera' (1991), dentre outros, que mantiveram os títulos originais das tramas em que foram inspiradas.
Acontece que a Disney optou por um título diferente devido aos resultados obtidos com 'A Princesa e o Sapo', narrativa que recria um conto dos Irmãos Grimm — O Príncipe Sapo — escrito à mão em 1810, a partir da adaptação de E. D. Baker que leva o mesmo nome da animação, e acabou não alcançando números em bilheteria que agradassem a Disney.
Isso porque, ainda que apresente o retorno à animação 2D tradicional e seja o primeiro filme da Disney com uma princesa negra, a história acabou não alcançando números em bilheteria que agradassem a Disney. O motivo? O estúdio especulou que a palavra "Princesa" no título poderia ter alienado o público masculino, gerando assim, menos idas ao cinema.
Tentando evitar que a trama de Rapunzel acabasse da mesma forma, os executivos do estúdio acabaram optando por colocar no filme de 2010 um título que fosse neutro em termos de gênero, como esclareceu o ex-presidente do Walt Disney Animation Studios e cofundador da Pixar, Ed Catmull, ao The Los Angeles Times (via Collider).
"Não queríamos ser colocados em uma caixa. Algumas pessoas podem presumir que é um conto de fadas para meninas, quando não é. Fazemos filmes para serem apreciados e amados por todos."
Assim surgiu 'Enrolados', título que não direciona o espectador a focar apenas na princesa, afinal, o nome faz referência as histórias interligadas de Rapunzel e Flynn Rider, o qual surgiu no papel masculino principal em concordância com a escolha de um título neutro.
Ainda que hoje o título tenha se tornado um dos clássicos contemporâneos da Disney, alguns ficaram decepcionados com a escolha, como o ex-animador da Disney e da Pixar, Floyd Norman, que, conforme revelado pelo Los Angeles Times, descreveu a mudança como "além de estúpido", ao afirmar que essa decisão surgiu de uma tentativa desesperada do estúdio de encontrar o público certo.
No entanto, os diretores Nathan Greno e Byron Howard defenderam o título para a EW ao compará-lo com outro grande título do selo Disney: "Toy Story", fruto da parceria com a Pixar.
"Você não chamaria Toy Story de "Buzz Lightyear", nós realmente precisávamos de um título que representasse o que o filme é, e que é uma dupla, e é estrelado por Rapunzel e Flynn Ryder."
Essa, que se tornou a 50ª animação feita pelo estúdio, arrecadou cerca de 591 milhões de dólares na bilheteria mundial, formando uma base sólida de fãs que até mesmo abriu portas para um novo projeto com os personagens: um live-action, o qual pode ter sido pausado, segundo o The Hollywood Reporter.
'Enrolados' está disponível para streaming no Disney+.