Entretenimento / NewJeans

Emissora sul-coreana se desculpa com NewJeans após veicular informações falsas

A KBS reconheceu ter divulgado informações falsas em um de seus programas sobre o NewJeans e publicou nota de esclarecimento e desculpas; veja!

Integrantes do NewJeans para o álbum de debut - Divulgação/HYBE/ADOR

A emissora sul-coreana KBS emitiu nesta quarta-feira, 27 de agosto, um pedido de desculpas público após a divulgação de informações imprecisas sobre o grupo da ADOR, NewJeans. Na nota a empresa admite o erro e se retratou com Minji, Hani, Danielle, Haerin Hyein. 

A controvérsia teve início durante o episódio de 8 de agosto do programa de rádio “Success Economy with Lee Dae Ho”, da KBS 1 Radio, quando um convidado comentou sobre a situação legal do NewJeans, afirmando que “concluiu-se que o NewJeans deve pertencer o ADOR, e o grupo aceitou isso”, e acrescentou ainda que o conjunto “lançou música oficial sob o nome de NJZ”, informações essas que não são verdades.

“Durante o episódio de 8 de agosto de ‘Success Economy with Lee Dae Ho’ da KBS 1 Radio, no segmento de entrevista em profundidade discutindo o estado atual e as perspectivas da indústria do entretenimento com um convidado externo, foram feitos comentários sobre a situação legal do NewJeans e lançamentos musicais que não eram factuais. Pedimos sinceras desculpas ao NewJeans, seus fãs e nossos ouvintes pela confusão e preocupação causadas.”

Após a transmissão, petições de telespectadores e fãs foram publicadas no quadro de petições da emissora, condenando a disseminação de informações falsas, as quais destacaram a falta de verificação de fatos e exigiu uma correção e medidas preventivas. Outra petição solicitou um pedido de desculpas transmitido diretamente no programa.

Em seu comunicado, a KBS declarou que havia publicado um pedido de desculpas no site do programa e no conteúdo do YouTube. A empresa também informou que excluiu o vídeo e os replays que continham as informações incorretas, além de ter removido artigos relacionados. A rede garantiu que irá fortalecer os procedimentos de verificação para evitar que casos semelhantes se repitam no futuro.

“Publicamos um pedido de desculpas no site do programa e no conteúdo do YouTube e editamos ou excluímos o vídeo gravado e os replays que continham informações imprecisas, bem como removemos artigos relacionados. Vamos fortalecer os procedimentos de verificação para evitar a recorrência de casos semelhantes. Ao manter os padrões de transmissão da KBS, garantiremos que tais incidentes nunca aconteçam novamente”, finalizaram.

Vale lembrar que uma nova audiência entre as integrantes do NewJeans e a ADOR foi marcada após ambas as partes não entrarem em um acordo formal sobre o retorno do grupo a subsidiária da HYBE.