5 coreografias de k-pop que foram banidas da TV sul-coreana
Descubra cinco coreografias de grupos de k-pop e seus motivos para terem sido proibidas de serem executas em programas de televisão na Coreia do Sul!

As coreografias são uma das grandes responsáveis pela popularidade do k-pop ao redor do mundo. Sendo prestigiadas pela sincronia e criatividade, elas também trazem um lado controverso dentro da Coreia do Sul em algumas vezes. Isso porque certas danças de grupos acabam sendo censuradas em canais de televisão abertos do país, principalmente pelas emissoras KBS, MBC e SBS, por motivos diversos que vão desde a sexualidade de um movimento até a suposta violência de uma cena, assim sendo modificadas ou até excluídas nas apresentações.
Dessa forma, separamos cinco coreografias e seus motivos para terem sido proibidas de exibição nos programas televisivos sul-coreanos!
1. ‘Miniskirt’ — AOA
Lançada em janeiro de 2014 no álbum de mesmo nome, a música “Miniskirt”, do grupo feminino AOA, foi um sucesso de público. A coreografia, no entanto, foi considerada explícita pela emissora KBS. O movimento, que se destacou na dança do grupo, consistia em uma parte em que as integrantes puxavam um zíper em suas saias, o que revelava parte de suas pernas, dessa forma a coreografia foi alterada para que pudesse ser apresentada nos canais de televisão.
2. ‘HER’ — Minnie (I-GLE)
A estreia solo de Minnie, do grupo I-DLE, com a música ‘HER’, apresentou uma coreografia com um conceito sedutor ao que a dança inclui acessórios como vendas de renda e gestos “intensos”. O conceito foi ajustado para as transmissões em canais de televisão e, durante uma das apresentações da artista no M Countdown, um logotipo “15+” apareceu brevemente na tela. Já no Music Bank da KBS, a parte da coreografia que utilizava a venda foi totalmente cortada.
3. ‘ABCD’ — Nayeon (TWICE)
No MV de Nayeon, integrante do grupo TWICE, para a música ‘ABCD’, foi incluído um movimento ousado em que ela é levantada por seus dançarinos de apoio, a qual viralizou na internet. Entretanto, a coreografia foi alterada das apresentações em programas musicais devido à censura das emissoras.
4. ‘Ice Cream Cake’ — Red Velvet
O Red Velvet apresentou o conceito de sua música ‘Ice Cream Cake’ com uma coreografia que inclui uma seção de rap rimada por Irene. Nessa parte da apresentação, os membros se sentavam no chão ao redor da rapper, porém, em apresentações de televisão, a coreografia foi considerada muito sugestiva pelas emissoras e foi removida por completo, exigindo que o grupo alterasse a sua dança para as transmissões.
5. ‘Full Moon’ — Sunmi
A coreografia de ‘Full Moon’, música de Sunmi, originalmente incluía movimentos considerados sensuais. As emissoras, no entanto, pediram que a artista diminuísse o tom desses gestos, o que a fez ter que mudar a sua apresentação.
Movimentos como os de quadril foram substituídos por agachamentos, e as interações no chão foram trocadas para que a performance fosse “adequada” para a transmissão em canais abertos.